Buscar

Para a avaliação dos órgãos abdominais via exame ultrassonográfico é necessário o profundo conhecimento sobre anatomia topográfica. Baseado nessa i...

Para a avaliação dos órgãos abdominais via exame ultrassonográfico é necessário o profundo conhecimento sobre anatomia topográfica. Baseado nessa informação, descreva quais as relações anatômicas que devem ser consideradas durante o exame dos parênquimas esplênico e hepático.


Baço: quadrante lateral esquerdo: referencia entre o estomago e o rim esquerdo Fígado: caudal ao diafragma, cranial ao estomago. Na lateral esquerda fica o estomago e o baço. Na lateral direita fica o polo cranial do rim esquerdo.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante o exame ultrassonográfico dos parênquimas esplênico e hepático, é importante considerar as seguintes relações anatômicas: - Baço: O baço está localizado no quadrante lateral esquerdo do abdômen, entre o estômago e o rim esquerdo. - Fígado: O fígado está posicionado caudalmente ao diafragma e cranialmente ao estômago. Na lateral esquerda do fígado, encontramos o estômago e o baço. Na lateral direita, encontra-se o polo cranial do rim esquerdo. Essas informações são relevantes para orientar o posicionamento do transdutor durante o exame ultrassonográfico e garantir uma avaliação adequada dos órgãos abdominais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais