Buscar

A anemia falciforme é uma doença hereditária na qual os eritrócitos assumem forma de foice, o que leva a sua destruição precoce, causando anemia, i...

A anemia falciforme é uma doença hereditária na qual os eritrócitos assumem forma de foice, o que leva a sua destruição precoce, causando anemia, infecções, fadiga e dores. Diferentes classes de fármacos são utilizadas para o tratamento deste tipo de anemia. Sobre os fármacos utilizados para o tratamento da anemia falciforme, assinale a alternativa INCORRETA:


A O sulfato ferroso, após administrado, é armazenado como ferritina e transportado pelo plasma ligado à transferrina. Seu mecanismo de ação consiste na ativação e catalisação do inibidor da coagulação antitrombina III no complexo ferro-proteína.
B A hidroxiureia aumenta níveis de hemoglobina fetal, diluindo a hemoglobina anormal (hemoglobina S, HbS) e retarda a polimerização de HbS, evitando obstrução de capilares e anoxia tissular que causam dor.
C A pentoxifilina aumenta a deformidade dos eritrócitos reduzindo a viscosidade do sangue. Esse medicamento pode ser usado oralmente e os principais efeitos adversos são gastrointestinais.
D O eculizumabe é um anticorpo monoclonal que bloqueia a proteína terminal C5 do complemento, reduzindo a hemólise, podendo ser administrado for infusão intravenosa a cada 2-4 semanas.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final (Objetiva) - Farmacologia II
8 pág.

Farmacologia II Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a seguinte: A) O sulfato ferroso, após administrado, é armazenado como ferritina e transportado pelo plasma ligado à transferrina. Seu mecanismo de ação consiste na ativação e catalisação do inibidor da coagulação antitrombina III no complexo ferro-proteína. Isso ocorre porque o sulfato ferroso não é utilizado no tratamento da anemia falciforme. O tratamento dessa doença envolve principalmente o uso de hidroxiureia, pentoxifilina e eculizumabe, como mencionado nas outras alternativas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais