Buscar

Sobre as gerações de direitos fundamentais, assinale a alternativa correta: 1. Os direitos fundamentais de segunda dimensão são aqueles que repre...

Sobre as gerações de direitos fundamentais, assinale a alternativa correta:


1. Os direitos fundamentais de segunda dimensão são aqueles que representam o transcurso do Estado de Direito ou Estado da Legalidade, em que todos são iguais perante a lei e asseguram a liberdade e a igualdade dos indivíduos.
2. Os direitos de terceira dimensão são exemplificados pelas liberdades públicas perante o Estado, como os direitos civis e políticos (direito de votar e ser votado, sem privilégios). Sua peculiaridade, assim, é a subjetividade, pois são oponíveis ao Estado.
3. A segunda dimensão dos direitos fundamentais diz respeito aos direitos sociais, culturais e econômicos, que têm como base a ideia de coletividade. Tem sua raiz nos movimentos sociais originados após a Revolução Industrial.
4. Com o avanço da tecnologia e da ciência, bem como em razão de profundas mudanças políticas e sociais, passamos a observar a partir do século XXI o nascimento de uma terceira dimensão de direitos fundamentais.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação Final ILB
13 pág.

Direito Constitucional III Faculdade Metropolitana da Grande RecifeFaculdade Metropolitana da Grande Recife

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a número 3. A segunda dimensão dos direitos fundamentais diz respeito aos direitos sociais, culturais e econômicos, que têm como base a ideia de coletividade. Tem sua raiz nos movimentos sociais originados após a Revolução Industrial.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais