Buscar

De acordo com a OMS, existem determinantes sociais de saúde que são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comp...

De acordo com a OMS, existem determinantes sociais de saúde que são os fatores sociais, econômicos, culturais, étnicos/raciais, psicológicos e comportamentais que influenciam a ocorrência de problemas de saúde e seus fatores de risco na população. Os determinantes sociais não podem ser avaliados somente pelas doenças geradas, pois vão além, influenciando todas as dimensões do processo de saúde. Dentre os inúmeros fatores de-terminantes da condição de saúde, incluem-se também os condicionantes biológicos (idade, sexo, características pessoais eventualmente determinadas pela herança genética), o meio físico (que abrange condições geográficas, características da ocupação humana, como fontes de água para consumo, disponibilidade e qualidade dos alimentos, condições de habitação), bem como o meio socioeconômico e cultural, que expressa os níveis de ocupação e renda, o acesso à educação formal e ao lazer, os graus de liberdade, os hábitos e formas de relacionamento interpessoal, a possibilidade de acesso aos serviços voltados para a promoção e recuperação da saúde e da qualidade da atenção nos serviços prestados e dispensados aos pacientes.

ARCARI, JANETE; ET AL. Fisioterapia em Saúde Comunitária. Porto Alegre: SAGAH, 2021.

 

Considerando o contexto, analise as seguintes asserções e a relação proposta entre elas:

 

I. Os valores e os determinantes e condicionantes da saúde devem expressar as tendências e as conformações dos hábitos sociais, legitimados pelos diversos aspectos da sociedade.

PORQUE

 

II.O fisioterapeuta desempenha um papel crucial na abordagem integral da saúde e da doença e atua na promoção da saúde, prevenção de doenças e no tratamento de condições de saúde que afetam alguns sistemas do corpo humano. 

Em relação as asserções, assinale a alternativa correta.

Escolha uma:

a.

A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.


b.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II não é uma justificativa correta da I.

c.

As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

d.

As asserções I e II são proposições falsas.

e.

A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.