Logo Passei Direto
Buscar
(Ferreira). Podemos encontar nesse regime tutelar específico uma regulação pautada no domínio e em formas coercivas, em que a instituição nomeada tutora tinha aparatos legais para controlar todo o contingente da sociedade indígena”. Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MARÇAL, José Antonio. Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil. Curitiba: Intersaberes, p. 24-28, 2015. p.24. Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Educação escolar das relações étnico-raciais: história e cultura afro-brasileira e indígena no Brasil, sobre o Serviço de Proteção ao Índio, identifique a alternativa que aponta qual seria a função dessa política indigenista.


A Liberar terras.
B Liberar a discriminação.
C Liberar o racismo.
D Liberar os mecanismos de poder.
E Liberar o regime tutelar.
User badge image
Estudo Através de Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Com base no fragmento de texto fornecido, a função da política indigenista mencionada seria: D) Liberar os mecanismos de poder. Essa política indigenista, descrita como um regime tutelar específico, é caracterizada por uma regulação baseada no domínio e em formas coercivas, em que a instituição tutora tinha aparatos legais para controlar todo o contingente da sociedade indígena. Portanto, a função dessa política seria liberar os mecanismos de poder para exercer controle sobre os povos indígenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I - Questão 1/10


A Promover ações de treinamento e comunicação regulares para todos os funcionários e resgatar a cultura afro-brasileira.
B Promover ações de treinamento e comunicação regulares para funcionários selecionados e resgatar a cultura afro-estadunidense.
C Promover palestras para afro-descendentes e levar os alunos a conhecer as concepções estéticas norte-americanas.
D Promover ações ligadas à meritocracia para todos os funcionários e levar os alunos a conhecer os princípios morais positivistas.
E Promover conversas sobre meritocracia entre funcionários selecionados, sem resgatar a cultura afro-brasileira.

Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I - Questão 2/10


A Oliveira Vianna.
B Sílvio Romero.
C Tobias Barreto
D Gilberto Freyre.
E Plínio Salgado.

Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I - Questão 3/10


A A Voz da Raça
B Instituto de Pesquisa das Culturas Negras.
C Sociedade de Intercâmbio Brasil-África.
D Conselho de Participação da Comunidade Negra.
E Frente Negra Brasileira.

Estudo das Relações Étnico-Raciais para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana e I - Questão 4/10


A A política indigenista se desenvolveu lançando mão de diferentes mecanismos de poder, entre os quais o da tutela
B A política indigenista se desenvolveu lançando mão de diferentes mecanismos de poder, entre os quais o da integração
C A política indigenista se desenvolveu lançando mão de diferentes mecanismos de poder, entre os quais o da assimilação
D A política indigenista se desenvolveu lançando mão de diferentes mecanismos de poder, entre os quais o da segregação
E A política indigenista se desenvolveu lançando mão de diferentes mecanismos de poder, entre os quais o da discriminação

Mais conteúdos dessa disciplina