Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Prévia do material em texto

As primeiras obras historiográficas que tratavam do continente africano foram muito inspiradas pelo pensamento hegeliano, expressas na ideia que: 
A África não é uma parte histórica do mundo. Não tem movimentos, progressos a mostrar, movimentos históricos próprios dela. Quer isto dizer que sua parte setentrional pertence ao mundo europeu ou asiático. Aquilo que entendemos precisamente pela África é o espírito a-hstórico, o espírito não desenvolvido, ainda envolto em condições de natural e que deve ser aqui apresentado apenas como no limiar da história do mundo. 
 HEGEL, Georg W. Friedrich. Filosofia da História. Brasília: Editora UnB; 2ª Edição, 1998, p. 174. 
Contudo, outras correntes historiográficas se desenvolveram do século XIX até os dias atuais. A respeito delas e de suas abordagens sobre a história africana, leia e analise as afirmações a seguir: 
I. As primeiras correntes que trataram a história africana trataram de uma história dos europeus no continente africano e não uma História da África. 
II. Com o desfecho das duas grandes guerras no seio da Europa, dita civilizada, novas abordagens históricas se desenvolveram e com elas novos olhares sobre a história africana. 
III. Na segunda metade do século XX, muitos centros de estudos foram abertos no continente africano e neles, várias correntes historiográficas africanas se desenvolveram. 
IV. Na atualidade, as correntes historiográficas são marcadas por um “afrocentrismo” que busca uma “identidade africana”, que tornaria a África una. 
Está correto o que se lê em:
Escolha uma opção:
a. II, III e IV.
b. I e II.
c. I, II e IV.
d. I, II e III.
e. I, II, III e IV.
image1.wmf

Mais conteúdos dessa disciplina