Buscar

Compreendemos a inferência como ato pelo qual de um antecedente qualquer concluímos um consequente necessariamente ligado a ele - de P concluo Q (s...

Compreendemos a inferência como ato pelo qual de um antecedente qualquer concluímos um consequente necessariamente ligado a ele - de P concluo Q (se P então Q). Partindo desse entendimento, estabelece-se dois tipos de inferências: a lógica e a não-demonstrativa. Do exposto seguem os seguintes argumentos:

I- Ao amanhecer ouço lá fora a sinfonia do canto dos pássaros, infiro, então, a existência de muitas aves no entorno.
II- Todos os ruminantes têm quatro estômagos. O carneiro é um animal ruminante. O carneiro tem quatro estômagos.
III- O período de maior intensidade pluviométrica em São Luis/MA, ocorre entre os meses janeiro e julho. Se estivéssemos em 10 de fevereiro, por exemplo, poderíamos inferir que neste dia teríamos a ocorrência de chuvas.
IV- Se Claudionor dorme então não trabalha. Claudionor dorme, então Claudionor não trabalha.

Essa pergunta também está no material:

PAES UEMA 2010 FASE1
19 pág.

Estudos para Enem Universidade Estadual do MaranhãoUniversidade Estadual do Maranhão

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando os argumentos apresentados: I- Ao amanhecer ouço lá fora a sinfonia do canto dos pássaros, infiro, então, a existência de muitas aves no entorno. Esse argumento é uma inferência não-demonstrativa, pois não há uma relação necessária entre ouvir o canto dos pássaros e a existência de muitas aves. Pode ser uma inferência válida baseada em experiências anteriores, mas não é uma conclusão necessária. II- Todos os ruminantes têm quatro estômagos. O carneiro é um animal ruminante. O carneiro tem quatro estômagos. Esse argumento é uma inferência lógica válida, pois segue a estrutura de um silogismo. Se todos os ruminantes têm quatro estômagos e o carneiro é um ruminante, então é correto concluir que o carneiro tem quatro estômagos. III- O período de maior intensidade pluviométrica em São Luis/MA ocorre entre os meses de janeiro e julho. Se estivéssemos em 10 de fevereiro, por exemplo, poderíamos inferir que neste dia teríamos a ocorrência de chuvas. Esse argumento é uma inferência lógica válida, pois segue a estrutura de um condicional. Se o período de maior intensidade pluviométrica ocorre entre janeiro e julho e estamos em 10 de fevereiro, então é razoável inferir que neste dia teríamos a ocorrência de chuvas. IV- Se Claudionor dorme, então não trabalha. Claudionor dorme, então Claudionor não trabalha. Esse argumento é uma inferência lógica válida, pois segue a estrutura de um condicional. Se a premissa "Se Claudionor dorme, então não trabalha" é verdadeira e a premissa "Claudionor dorme" também é verdadeira, então é correto concluir que Claudionor não trabalha. Espero ter ajudado a compreender os diferentes tipos de inferências presentes nos argumentos apresentados.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando