Logo Passei Direto
Buscar

Português

ESAMC DE UBERLÂNDIA
Nos estudos linguísticos, o termo polifonia representa a pluralidade ou multiplicidade de vozes presentes nos textos, que, por sua vez, estão fundamentados em outros. Nesse sentido, a polifonia está intimamente relacionada com a intertextualidade. Assinale a alternativa que apresenta o nome do linguista que criou o termo polifonia, sobretudo, após a análise de diversos romances do escritor russo Fiódor Dostoiévski. a) Lev Vygotsky. b) Mikhail Bakhtin. c) Michel Pêcheux. d) Ingedore Koch. e) Luiz Antônio Marcuschi.
User badge image
Gizele Medeiros de Souza

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra b) Mikhail Bakhtin. Ele foi o linguista que criou o termo polifonia, após analisar diversos romances de Fiódor Dostoiévski.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia a citação abaixo de texto de Cruz e Sousa, feita por Ernani Terra para exemplificar a coesão por repetição: De outros Gólgotas mais amargos subindo a montanha imensa, — vulto sombrio, tetro, extra-humano! — a face escorrendo sangue, a boca escorrendo sangue, o peito escorrendo sangue, as mãos escorrendo sangue, o flanco escorrendo sangue, os pés escorrendo sangue, sangue, sangue, sangue, caminhando para tão longe, para muito longe, ao rumo infinito das regiões melancólicas da Desilusão e da Saudade, transfiguradamente iluminado pelo sol augural dos Destinos!.. (CRUZ E SOUSA apud TERRA, 2021, p. 609-632). Antunes (2005) pontua a repetição como um procedimento textual que visa a reiteração de “algum elemento do tema, dos subtemas, da predicação do texto, o que promove a sua coesão e a sua unidade de sentido.” (ANTUNES, 2005, p. 61). Nesse sentido, a explicação mais completa sobre o uso da repetição por Cruz e Souza como recurso coesivo é a alternativa:

O poeta compara o seu Destino ao de Gólgotas: passar por situações dramáticas e violentas.
O poeta reitera o sofrimento de um personagem, Gólgotas, que está sempre ensanguentado, “subindo a montanha imensa”.
O poeta descreve situações sobre-humanas que ninguém é capaz de suportar, por isso reitera o sofrimento vivido por Gólgotas ao citar “Desilusão” e “Saudade”.
O poeta expressa um sofrimento de forma persistente, por meio de uma imagem de alguém ensanguentado, que se repete exaustivamente através da reiteração intencional da palavra “sangue”.
O poeta descreve partes do personagem que estariam ensanguentadas, tais como: a face, a boca, o peito, as mãos e os pés.

Na esteira do desenvolvimento das tecnologias de informação e de comunicação, usos particulares da escrita foram surgindo. Diante dessa nova realidade, segundo o texto, cabe à escola levar o aluno a
A interagir por meio da linguagem formal no contexto digital.
B buscar alternativas para estabelecer melhores contatos on-line.
C adotar o uso de uma mesma norma nos diferentes suportes tecnológicos.
D desenvolver habilidades para compreender os textos postados na web.
E perceber as especificidades das linguagens em diferentes ambientes digitais.

Mais conteúdos dessa disciplina