Buscar

Imagine que, durante a prática profissional, você precisará seccionar alguns órgãos e partes do corpo humano para a prova prática de anatomia, de a...

Imagine que, durante a prática profissional, você precisará seccionar alguns órgãos e partes do corpo humano para a prova prática de anatomia, de acordo com a orientação do professor da disciplina, sendo estas: a) Coração, de forma que seja possível visualizar as quatro câmaras. b) Coxa, de forma que seja possível visualizar a área de secção transversa dos quatro ventres do quadríceps. c) Cérebro, de forma que seja possível visualizar o lobo frontal e occipital. d) Cérebro, de forma que seja possível visualizar o sulco central nos dois hemisférios cerebrais. Diante disso, qual plano seccional deve ser feito em cada uma dessas peças? Justifique sua resposta. ​​​​​​​

💡 5 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Para a seção do coração, o plano seccional mais adequado seria o plano sagital, pois permitiria visualizar as quatro câmaras do coração de forma longitudinal. Para a seção da coxa, o plano seccional mais indicado seria o plano transversal, pois permitiria visualizar a área de secção transversa dos quatro ventres do quadríceps. Para a seção do cérebro, o plano seccional mais apropriado para visualizar o lobo frontal e occipital seria o plano coronal, que divide o cérebro em partes anterior e posterior. Já para visualizar o sulco central nos dois hemisférios cerebrais, o plano seccional mais adequado seria o plano axial, que divide o cérebro em partes superiores e inferiores. Esses planos seccionais são utilizados para obter diferentes perspectivas e visualizações das estruturas anatômicas durante a prática profissional e estudos de anatomia.

1
Dislike0
User badge image

vivianecatzinha

A anatomia humana utiliza-se de cortes seccionais visando a aprofundar os conhecimentos sobre as diferentes partes do corpo humano, existindo os planos seccionais frontal, sagital e transversal. Os planos seccionais permitem o estudo de algumas estruturas do corpo analisado, por isso a escolha adequada é fundamental para que os estudos sejam mais efetivos.

Na peça “A”, o corte a ser feito é um seccional frontal, assim o coração será cortado ao meio, separando-o em porção anterior e posterior; dessa forma, qualquer uma das porções segmentadas poderá ser utilizada para identificação e análise dos átrios e ventrículos.

Na peça “B”, o corte a ser feito é um seccional transversal, assim a coxa será cortada ao meio, separando-a em porção superior e inferior. Esse corte seccional poderá ser feito em qualquer altura do membro estudado, mas, nesse caso, consideraremos que ele será feito no centro do segmento. Dessa forma, tanto na porção superior quanto na porção inferior será possível observar os ventres do músculo reto femoral, vasto lateral, vasto intermédio e vasto medial.

Na peça “C”, deve-se fazer um corte seccional sagital, assim o cérebro será dividido ao meio, separando-o em porção lateral direita e porção lateral esquerda. Em qualquer uma das porções, poderemos identificar o lobo frontal, que se localiza na porção anterior do cérebro, e o lobo occipital, que se localiza na porção posterior do cérebro.

Por fim, na peça “D”, o corte a ser feito é um seccional transversal, assim o cérebro será dividido ao meio, separando-o em porção superior e inferior. Como o sulco central é um ponto anatômico que se localiza na parte superior do cérebro, ele só poderá ser observado na porção superior que foi seccionada.

1
Dislike0
User badge image

luizanto288

Ola

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais