Buscar

[Laboratório Virtual - VDRL] A sífilis é uma doença de evolução lenta. Quando não é tratada, alterna períodos sintomáticos e assintomáticos, com ca...

[Laboratório Virtual - VDRL] A sífilis é uma doença de evolução lenta. Quando não é tratada, alterna períodos sintomáticos e assintomáticos, com características clínicas, imunológicas e histopatológicas distintas, divididas em três fases: sífilis primária, sífilis secundária e sífilis terciária. Atualmente, os exames para diagnóstico de sífilis se dividem em testes sorológicos treponêmicos e testes sorológicos não treponêmicos.Explique por que o teste VDRL é considerado não treponêmico abordando também o objetivo de se realizar o teste qualitativo e semiquantitativo. 

💡 1 Resposta

User badge image

André Arthur

O teste VDRL (Venereal Disease Research Laboratory) é considerado um teste não treponêmico porque não detecta diretamente a bactéria Treponema pallidum, que é a causadora da sífilis. Em vez disso, ele detecta anticorpos produzidos pelo organismo em resposta à infecção, que são chamados de anticorpos não treponêmicos.


O objetivo de se realizar o teste VDRL é verificar a presença desses anticorpos no soro ou plasma do paciente, o que indica a exposição ao Treponema pallidum e a possibilidade de ter a doença. Além disso, o teste é qualitativo e semiquantitativo, o que significa que ele pode indicar não apenas se há ou não anticorpos presentes, mas também a quantidade de anticorpos, avaliando assim a gravidade da infecção.


É importante lembrar que, embora seja um teste útil para o diagnóstico da sífilis, o VDRL pode apresentar resultados falso-positivos ou falso-negativos em algumas situações, e, portanto, deve ser sempre interpretado em conjunto com outros exames e considerando o histórico clínico do paciente.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais