Buscar

Analise a citação a seguir: “A organização dos segmentos da escola via colegiados é uma alternativa de descentralização do poder do Estado ou do s...

Analise a citação a seguir:

“A organização dos segmentos da escola via colegiados é uma alternativa de descentralização do poder do Estado ou do sistema de ensino para as comunidades escolares. Os colegiados são instituídos nas escolas como resultado das discussões e implementações dessa forma de gestão”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BARTNIK, H. L. de S. Gestão Educacional. Curitiba: Ibpex, 2011. p. 133.

Com base no texto apresentado acima e no livro-base Gestão Educacional, discorra sobre o colegiado.


Essa pergunta também está no material:

prova adm pedagogica discursiva
4 pág.

Administração Pedagógica Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O colegiado é uma forma de organização dos segmentos da escola que busca descentralizar o poder do Estado ou do sistema de ensino para as comunidades escolares. Ele é instituído nas escolas como resultado de discussões e implementações de uma forma de gestão participativa. O colegiado é composto por representantes de diferentes grupos da comunidade escolar, como professores, alunos, pais e funcionários. Essa diversidade de membros permite que diferentes perspectivas sejam consideradas nas decisões relacionadas à gestão da escola. Através do colegiado, busca-se promover a participação e o envolvimento de todos os segmentos da comunidade escolar na tomada de decisões, contribuindo para uma gestão mais democrática e participativa. Essa forma de gestão pode fortalecer a autonomia da escola e favorecer a construção de um ambiente educacional mais inclusivo e colaborativo. No entanto, é importante ressaltar que a efetividade do colegiado depende da participação ativa e engajada de seus membros, bem como de um ambiente propício ao diálogo e à construção coletiva de soluções.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais