Buscar

Questão 3: O neoliberalismo preconiza a minimização do Estado e a liberdade de iniciativa econômica, defendendo que nela estão assentadas as condiç...

Questão 3: O neoliberalismo preconiza a minimização do Estado e a liberdade de iniciativa econômica, defendendo que nela estão assentadas as condições para as demais liberdades, a política, a religiosa, a individual, dentre outras.
No tocante à educação, a orientação política do neoliberalismo de mercado evidência:


a) A importância da democratização da educação como forma de possibilitar o acesso às camadas majoritárias da população, aos conhecimentos necessários para uma atuação social consequente.
b) Ideologicamente, a crise e o fracasso da escola pública, como decorrência da incapacidade administrativa e financeira do Estado.
c) A importância das políticas públicas para a garantia dos direitos e a formulação de projetos com metas quantificáveis, a fim de maior controle dos gastos públicos.
d) A valorização do Estado tanto na economia quanto na Educação, como forma de garantir a equalização social.
e) Que o financiamento público deve atender somente as escolas de educação básica, para melhorar a qualidade do ensino e posteriormente investir no ensino superior.

Essa pergunta também está no material:

Fundamentos da Gestão em Educação - 20 Exercicios dos temas 1 ao 4
15 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A resposta correta para a questão 3 é a alternativa b) Ideologicamente, a crise e o fracasso da escola pública, como decorrência da incapacidade administrativa e financeira do Estado. O neoliberalismo de mercado tende a responsabilizar o Estado pela falta de eficiência na gestão da educação pública, defendendo a ideia de que a iniciativa privada seria mais eficiente nesse aspecto.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais