Buscar

A História e Cultura Afro-brasileira e africana determinações, diz que: É obrigatoriedade a inclusão de História e Cultura Afro-brasileira e Africa...

A História e Cultura Afro-brasileira e africana determinações, diz que:
É obrigatoriedade a inclusão de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica, por se tratar de uma decisão política, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores.
A relevância do estudo de temas decorrentes da História e Cultura Afro-brasileira e Africana perante a lei, deve-se restringir à população negra.
É importante destacar que não se trata de mudar um foco etnocêntrico marcadamente de raiz europeia para um africano, mas de ampliar o foco dos currículos escolares para a diversidade cultural, racial, social e econômica brasileira.
Não é papel das escolas incluir, no contexto dos estudos, atividades que abordem diariamente as contribuições histórico-culturais dos povos indígenas e dos descendentes de asiáticos, além das de raízes africana e europeia.
No art. 26, acrescido à Lei nº 9.394/1996, provoca bem mais do que inclusão de novos conteúdos; exige que se repensem relações étnico-raciais, sociais, pedagógicas, procedimentos de ensino, condições oferecidas para aprendizagem, objetivos tácitos e explícitos da educação oferecida pelas escolas.
A alternativa que contém a sequência correta, de cima para baixo, é a:


a. F, V, F, F, V
b. V, F, V, F, V
c. V, V, F, V, F
d. F, F, V, V, V
e. V, F, V, V, F