Buscar

Durante muito tempo a crítica literária concentrou-se apenas sobre a relação entre o autor e o texto, não levando em consideração a presença do lei...

Durante muito tempo a crítica literária concentrou-se apenas sobre a relação entre o autor e o texto, não levando em consideração a presença do leitor como parte ativa desse processo. Foi somente na segunda metade do século XX que Hans Robert Jauss e Wolfgang Iser desenvolveram estudos que incluíram o leitor na perspectiva da análise dos processos que se dão na ação da leitura da obra literária e da construção de seu sentido. De acordo com o texto acima e com os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil sobre a Estética da Recepção, é correto afirmar:


A A literatura se concentra no texto e nas personagens, tendo em vista que o significado é universal e linear.
B O leitor se coloca de forma passiva em relação ao texto, para não alterar seu significado e, desse modo, busca compreender profundamente o texto sem ter a necessidade de fazer questionamentos.
C A interpretação do texto feita pelo leitor é inquestionável, pois a leitura está acima do texto, já que este admite qualquer tipo de interpretação.
D A leitura é um intercâmbio de vivências entre receptor e obra.
E Conhecer a biografia do autor é imprescindível para interpretar com profundidade a obra escrita.

Essa pergunta também está no material:

LITERATURA INFANTOJUVENIL - apol 1 e 2 gabarito nota 100
35 pág.

Literatura Infanto-Juvenil Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com o texto apresentado e os conteúdos do livro-base Literatura infantojuvenil sobre a Estética da Recepção, a alternativa correta é: D) A leitura é um intercâmbio de vivências entre receptor e obra.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais