Buscar

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a prova testemunhal, analise as afirmativas a seguir: I. Na impossibilidade de realizaç...

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a prova testemunhal, analise as afirmativas a seguir:

I. Na impossibilidade de realização da prova pericial, em especial na forma de exame de corpo de delito, pelo desaparecimento dos vestígios, a prova testemunhal poderá suprir sua falta.
II. Doentes, deficientes mentais e menores de 14 anos não prestam o compromisso de dizer a verdade, sendo, por isso, considerados declarantes ou informantes, mas não testemunhas.
III. De acordo com o entendimento jurisprudencial do STJ, a testemunha, em regra, não terá direito ao silêncio, mesmo diante de fatos que possam eventualmente vir a incriminá-la.
IV. Ascendente, descendente, cônjuge, companheiro, irmão, pai, mãe e filho adotivo do réu estão dispensados de depor, mesmo se for impossível obter a prova de outra forma.
1. As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
2. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
3. Correta: As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
4. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
5. Correta: As asserções I e II são proposições falsas.

Essa pergunta também está no material:

Atividade criminalística 5
7 pág.

Introdução ao Direito I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas apresentadas: I. Na impossibilidade de realização da prova pericial, em especial na forma de exame de corpo de delito, pelo desaparecimento dos vestígios, a prova testemunhal poderá suprir sua falta. Essa afirmativa é verdadeira. Quando não é possível realizar a prova pericial devido ao desaparecimento dos vestígios, a prova testemunhal pode ser utilizada como substituta. II. Doentes, deficientes mentais e menores de 14 anos não prestam o compromisso de dizer a verdade, sendo, por isso, considerados declarantes ou informantes, mas não testemunhas. Essa afirmativa também é verdadeira. Pessoas nessas condições não prestam o compromisso de dizer a verdade e são consideradas declarantes ou informantes, não sendo classificadas como testemunhas. III. De acordo com o entendimento jurisprudencial do STJ, a testemunha, em regra, não terá direito ao silêncio, mesmo diante de fatos que possam eventualmente vir a incriminá-la. Essa afirmativa é falsa. A testemunha tem o direito ao silêncio, podendo se recusar a responder perguntas que possam incriminá-la. IV. Ascendente, descendente, cônjuge, companheiro, irmão, pai, mãe e filho adotivo do réu estão dispensados de depor, mesmo se for impossível obter a prova de outra forma. Essa afirmativa é verdadeira. Essas pessoas possuem o direito de não depor como testemunhas em favor do réu, mesmo que não seja possível obter a prova de outra forma. Portanto, a resposta correta é a opção 4: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I."

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais