Logo Passei Direto
Buscar

Agronomia

Outros
Em relação à chegada do café no Brasil é correto dizer que:
Escolha uma opção:


a. O café chegou somente no século XIX no Brasil e teve bastante dificuldade de ganhar o gosto popular. No século posterior, o café tornou-se um produto importante para a economia, mas não representou grandes lucros para o Estado brasileiro.
b. A chegada do café no Brasil trouxe poucas mudanças para a economia nacional, uma vez que a produção cafeeira foi produzida visando ao mercado interno que era mais rentável do que o comércio no mercado internacional.
c. O café chegou ao Brasil no século XVIII, quando a esposa do governador da Guiana Francesa presentou o Sargento paraense Francisco de Mello Palheta com uma muda de café, que posteriormente foi ganhando o gosto da população brasileira.
d. A plantação cafeeira no Brasil somente cresceu após a criação do Convênio de Taubaté no século XVIII, que priorizou investimentos públicos nos cafezais para alavancar a venda do produto no mercado nacional.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A resposta correta é a alternativa c. O café chegou ao Brasil no século XVIII, quando a esposa do governador da Guiana Francesa presenteou o Sargento paraense Francisco de Mello Palheta com uma muda de café, que posteriormente foi ganhando o gosto da população brasileira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O processo de maturação da cana-de-açúcar pode ser definido como o processo fisiológico que envolve a formação de açúcares nas folhas e seu deslocamento e armazenamento no colmo.
A esse respeito considere as afirmacoes abaixo.
I - O armazenamento e a translocação do açúcar se processam aos poucos, desde os primeiros meses de crescimento da cana-de-açúcar até o completo desenvolvimento de seus colmos.
II - A maturação da cana-de-açúcar se dá do ápice do colmo para a sua base, determinando que uma planta imatura apresente grande diferença nos teores de sacarose entre os extremos de seus colmos.
III - Os maturadores classificados como não estressantes não interferem no ritmo de crescimento da planta, e sua ação libera o etileno, que ajuda a acumular sacarose nos colmos da cana.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma opção:


a. II e III, apenas.
b. I, II e III.
c. II, apenas.
d. I, apenas.

Relacione as doenças e pragas aos respectivos sintomas.
1 – Carvão-da-cana – Ustilago scitaminea
2 – Broca-da-cana-de-açúcar – Diatraea saccharalis
3 – Escaldadura-das-folhas - Xanthonomas albilineans
4 - Cigarrinha-da-raiz – Mahanarva posticata
5 - Estria-Vermelha – Peseudonomas rubrilineas
6 - Cupins – Sintermes spp

Escolha uma opção:


a. 1-4-7-8-6-3-5-2
b. 1-5-8-7-2-6-3-4
c. 4-3-6-2-1-5-8-7
d. 7-6-5-1-2-3-8-4

Sobre os nematoides que podem ocorrer na lavoura de café, assinale a afirmativa CORRETA:


a. Os nematoides do gênero Platylenchus são os maiores causadores de danos às raízes do cafeeiro e, por consequência, são os que causam maiores perdas na produtividade da lavoura.
b. O controle químico pelo uso de nematicidas é a única opção para erradicação dos nematoides que infestam as lavouras cafeeiras.
c. Os nematoides são organismos microscópios, com pequena movimentação no solo, que depois de introduzidos na área podem ser erradicados com manejo cultural adequado.
d. No gênero do nematoide Meloidogyne, 17 espécies podem atacar o cafeeiro, sendo as espécies M. coffeicola, M. incógnita, M. paranaensis e M. exigua as que causam os maiores danos às plantas de café.

Sobre os métodos de controle mecânico das plantas daninhas no cafezal, assinale a afirmativa CORRETA:


a. Qualquer alternativa de controle mecânico do mato na lavoura de café deve priorizar o período de inverno, sobretudo na região Sudeste brasileira, visto que as plantas daninhas da família Poaceae são mais competitivas por água.
b. Capinas manuais nas linhas e uso de roçadoras entre as linhas proporcionam controle efetivo do mato, aumentam a reciclagem de nutrientes e sua disponibilidade para as plantas de café e proporcionam melhor proteção do solo.
c. A utilização de grades e enxadas rotativas entre as linhas das plantas proporciona controle mais duradouro das plantas daninhas, com benefícios à estrutura do solo.
d. A utilização de roçadoras entre as linhas e capinas manuais nas linhas das plantas de café é pouco eficiente para eliminar a competição com as plantas de café, uma vez que a rebrota das plantas daninhas é rápida.

Considerando apenas os fatores bióticos que podem causar prejuízos às plantas, assinale a alternativa que apresenta CORRETAMENTE as principais pragas e doenças nesta fase inicial (até o terceiro ano):


a. Cercospora coffeicola, Phoma sp., Oligonychus ilicis e Cephalonomia stephanoderis.
b. Oligonychus ilicis, Polybia paulista, Hemileia vastatrix e Phoma sp.
c. Hemileia vastatrix, Oligonychus ilicis, Cercospora coffeicola e Leucoptera coffeella.
d. Hemileia vastatrix, Leucoptera coffeella, Phoma sp. e Polybia paulista.

Considerando o conceito do Antigo Sistema Colonial, o açúcar foi o produto escolhido por Portugal para dar início à colonização brasileira, em virtude de:


a. as feitorias africanas facilitarem a comercialização desse produto.
b. os árabes serem aliados históricos dos portugueses.
c. o lucro obtido com o seu comércio ser muito vantajoso.
d. a mão de obra necessária para o cultivo ser insuficiente.

O controle de plantas daninhas consiste na adoção de práticas que resultem na redução da infestação, mas não necessariamente na sua completa erradicação. Os métodos de controle de plantas daninhas usados pelo homem, até hoje, são os mais variados. Sobre os métodos de controle de plantas daninhas, marque 'V' para as afirmativas verdadeiras e 'F' para as falsas.
( ) A resistência e a mudança na população de plantas daninhas podem ser evitadas pela integração de medidas de manejo (ou manejo), tais como rotação de culturas e o uso alternado de herbicidas como diferentes mecanismos de ação.
( ) Quando um método de controle é utilizado continuamente, como o controle químico como um único mecanismo de ação, a sua eficiência aumenta em função das sucessivas aplicações ao longo do tempo.
( ) A manutenção das áreas próximas da lavoura livres de plantas daninhas é considerada método de controle cultural de plantas daninhas.
( ) A rotação de culturas impede o aumento de uma determinada planta daninha, quando comparado com sistema de cultivo com monocultura.
( ) O controle cultural consiste em usar qualquer condição ambiental ou procedimento que promova o crescimento da cultura, tendendo a diminuir os danos das plantas daninhas.


a. F - V - F - F - V
b. F - F - F - V - V
c. V - F - F - V - V
d. V - V - F- V - V

Vários fungos causam doenças na cultura da soja.
Correlacione a doença com o agente causal.
I. Mancha parda ( ) Cercospora sojina
II. Crestamento foliar de cercospora ( ) Septoria glycines
III. Mancha olho-de-rã ( ) Erysiphe diffusa
IV. Míldio ( ) Cercospora kikuchii
V. Oídio ( ) Peronospora manshurica

Verifica-se que a sequência correta, de cima para baixo é:


a. II, IV, I, III e V.
b. III, IV, V, I e II.
c. III, I, V, II e IV.
d. II, III, IV, I e V.

É grande o interesse sobre a planta mencionada. As pesquisas citadas possibilitam produzir:


a. um açúcar mais diet para pessoas diabéticas.
b. energia térmica a partir da combustão de fibras vegetais.
c. biocombustíveis menos poluentes.
d. combustíveis e derivados idênticos ao petróleo.

No método de controle químico de plantas daninhas é necessária uma seleção de herbicida. Das afirmativas abaixo identifique com “C” as CORRETAS e com “E” as ERRADAS, em seguida assinale a alternativa que representa a sequência correta.
( ) Usar de forma repetida o mesmo mecanismo de ação, já que este é eficiente.
( ) Há necessidade de avaliar o impacto ambiental potencial da aplicação do produto.
( ) Deve ser observada a experiência do produtor e recomendar sempre o produto que já tenham sido usado e que foi eficiente.
( ) As características físico-químicas dos produtos, são importantes no momento da seleção.


a. E, C, E, C
b. E, E, E, C
c. C, C, E, E
d. C, E, C, E

Mais conteúdos dessa disciplina