Buscar

Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre a crise do antigo sistema colonial, assinale a alternativa correta: As independências latin...

Com base no texto acima e em seus conhecimentos sobre a crise do antigo sistema colonial, assinale a alternativa correta:


As independências latino-americanas, inclusive a do Brasil, inscrevem-se no contexto geral de crise do antigo sistema colonial mercantilista, que se vincula ao quadro mais amplo de desintegração do Antigo Regime na Europa.
A crise do Antigo Sistema Colonial está diretamente relacionada com o interesse do capitalismo em incentivar a autonomia da colônia para que a nova nação continue fornecendo matérias-primas e importando produtos industrializados europeus.
A relação entre Portugal e Brasil resultava de uma ligação complexa, suficiente para promover a formação de uma estrutura própria na colônia e que não se constituía apenas como reflexo das estruturas europeias.
O surgimento de uma nova divisão internacional do trabalho, gerada pela industrialização, estimulou as disputas entre as principais potências pelas colônias em áreas de dominação portuguesa, gerando a crise do Antigo Sistema Colonial.
As sedições, enquanto manifestações dessa crise política, a qual se desdobra na periferia do sistema de forma uniforme (linearmente ou em ritmos), lançam luz, para além da negação do absolutismo monárquico, sobre o despontar de novas formas de sociabilidade, permitindo penetrar no pulsar do cotidiano, tanto das elites quanto dos outros diversos segmentos da sociedade colonial.
Os movimentos de sedição e de emancipação constituíram elementos importantes e decisivos para a derrocada do antigo sistema colonial.

Essa pergunta também está no material:

ap2 FORMAÇÃO ECONÔMICA BRASILEIRA
13 pág.

Formação Economica Brasileira Universidade do Grande Rio Professor José de Souza HerdyUniversidade do Grande Rio Professor José de Souza Herdy

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no texto acima e em meus conhecimentos sobre a crise do antigo sistema colonial, a alternativa correta é: As independências latino-americanas, inclusive a do Brasil, inscrevem-se no contexto geral de crise do antigo sistema colonial mercantilista, que se vincula ao quadro mais amplo de desintegração do Antigo Regime na Europa.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais