Buscar

A água é considerada um solvente biológico ideal, ou seja, com capacidade de solubilizar muitos íons e biomoléculas, como proteínas, carboidratos e...

A água é considerada um solvente biológico ideal, ou seja, com capacidade de solubilizar muitos íons e biomoléculas, como proteínas, carboidratos e outros. Nosso corpo possui 70% ou mais do total desta substância, sendo responsável por praticamente todas as reações bioquímicas das células.

Sobre as propriedades físico-químicas da água, assinale a alternativa INCORRETA:


A) É insolúvel em gases, assim como a sua parcial solubilidade em lipídeos, compostos denominados anfipáticos.


B) Apresenta a capacidade de adquirir ou perder muito mais calor que outras substâncias comuns, quando submetidas à mesma temperatura.


C) Ocorre atração entre cargas elétricas opostas; cada molécula tende a se unir a outras moléculas de água, ficando estas fortemente aderidas.


D) Atinge seu estado sólido a 0ºC. Isso se faz necessário, pois dificulta o congelamento celular; caso contrário, acarretaria na formação de cristais de gelo que perfurariam as estruturas celulares.

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra D) Atinge seu estado sólido a 0ºC. Isso se faz necessário, pois dificulta o congelamento celular; caso contrário, acarretaria na formação de cristais de gelo que perfurariam as estruturas celulares.

0
Dislike0
User badge image

Giovanna Gabriela Goulart de Oliveira

A alternativa A) é INCORRETA. A água é solúvel em gases, e essa solubilidade é essencial para muitos processos biológicos, como a absorção de oxigênio e dióxido de carbono nos pulmões e a regulação da concentração de gases dissolvidos no sangue. Portanto, a água é solúvel em gases.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais