Buscar

No que diz respeito à diferença entre funcionalismo e formalismo linguístico, analise as afirmativas a seguir: I) O funcionalismo enfatiza a funç...

No que diz respeito à diferença entre funcionalismo e formalismo linguístico, analise as afirmativas a seguir:


I) O funcionalismo enfatiza a função da linguagem na comunicação, enquanto o formalismo se concentra na estrutura da linguagem.
II) O formalismo vê a linguagem como algo dinâmico e em constante mudança. Já o funcionalismo, busca a padronização da língua.
III) Tanto o formalismo quanto o funcionalismo visam a uma abordagem da língua que privilegia a sua padronização por meio do uso da gramática normativa.

Essa pergunta também está no material:

AV - SUBST 2 - FUNDAMENTOS DA LINGUÍSTICA
6 pág.

Pedagogia Humanas / SociaisHumanas / Sociais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as afirmativas sobre a diferença entre funcionalismo e formalismo linguístico: I) Correto. O funcionalismo enfatiza a função da linguagem na comunicação, ou seja, como a linguagem é utilizada para transmitir mensagens e interagir socialmente. Já o formalismo se concentra na estrutura da linguagem, ou seja, nas regras gramaticais e na organização das palavras e frases. II) Incorreto. O formalismo vê a linguagem como algo estável e estruturado, com regras fixas e imutáveis. Já o funcionalismo reconhece que a linguagem é dinâmica e está em constante mudança, influenciada pelo uso e pela interação social. III) Incorreto. O formalismo busca a padronização da língua, seguindo as regras gramaticais normativas. Já o funcionalismo não busca a padronização, mas sim compreender como a língua é usada de forma variada e contextualizada. Portanto, a afirmativa correta é a I) O funcionalismo enfatiza a função da linguagem na comunicação, enquanto o formalismo se concentra na estrutura da linguagem.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais