Buscar

Mulheres brancas e negras sofrem violência obstétrica constantemente, porém em mulheres brancas isso é mais recorrente, porque estas têm pouco aces...

Mulheres brancas e negras sofrem violência obstétrica constantemente, porém em mulheres brancas isso é mais recorrente, porque estas têm pouco acesso ao pré-natal.
Mulheres negras tem mais facilidade de adentrar no sistema de saúde, e, portanto, sofrem menos violência obstétrica, mesmo porque realizam o pré-natal completo.
Mulheres negras tem menos acesso aos serviços de saúde, e são mais frequentemente violentadas, e isso é resultado de uma cultura colonialista e escravagista que estabeleceu que mulheres negras são mais fortes.
É visível as disparidades no cuidado em saúde, pois culturalmente acredita-se que mulheres brancas são mais tolerantes a dor do que mulheres negras.
Mulheres brancas sofrem mais violência obstétrica porque são vistas como frágeis pela sociedade.
Data Resp.: 07/08/2023 14:28:55

Explicação:
A violência obstétrica é um tipo de violência de gênero, e em mulheres negras isso se intensifica. Mulheres negras têm mais dificuldades de adentrar no sistema de saúde, logo, menos acesso ao pré-natal completo. A violência obstétrica é fruto de uma cultura colonialista e escravagista que estipulou que mulheres negras eram fortes, e mulheres brancas frágeis.


Essa pergunta também está no material:

Estácio_ Alunos
6 pág.

Gênero e Sexualidade

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A violência obstétrica é um problema grave que afeta mulheres de diferentes raças e etnias. É importante destacar que todas as mulheres têm o direito de receber um atendimento adequado durante o período gestacional e no momento do parto, independentemente de sua cor de pele. No entanto, é verdade que existem disparidades no acesso aos serviços de saúde entre mulheres brancas e negras. Mulheres negras enfrentam mais dificuldades para adentrar no sistema de saúde, o que pode resultar em menor acesso ao pré-natal completo. Essa falta de acesso pode aumentar o risco de violência obstétrica. É fundamental combater essa desigualdade e garantir que todas as mulheres tenham acesso igualitário aos serviços de saúde, incluindo o pré-natal completo e um parto seguro e respeitoso. A violência obstétrica não deve ser justificada ou atribuída a estereótipos raciais, mas sim combatida em todas as suas formas. Lembre-se de que a luta contra a violência obstétrica é uma questão de direitos humanos e deve ser abordada de forma ampla, considerando as diferentes realidades e necessidades das mulheres.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais