Buscar

Em Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem, estudamos as relações entre diferentes abordagens epistemológicas, psicológicas e como ...

  1. Em Psicologia do Desenvolvimento e Teorias da Aprendizagem, estudamos as relações entre diferentes abordagens epistemológicas, psicológicas e como tais abordagens se mostram nas práticas educativas. A partir disso, analise o diálogo entre duas professoras, de modo a identificar suas concepções sobre o conhecimento e a aprendizagem humana.
  2. Professora 1: “O conhecimento se dá via cinco sentidos, de uma ou outra maneira”.
  3. Professora 2: “É o aluno que aprende, ninguém pode transmitir nada a ele. A gente pode tentar transmitir, mas na verdade eu acho que cada um aprende por si mesmo, dependendo de seu próprio esforço e dedicação. Um aluno que não é esforçado ou que nasce com determinados tipos de problemas, não tem jeito, não aprende”.
  4.  
  5. À luz da afirmação acima e do relato das professoras, reflita:

  6. I. A professora 1 apresenta uma concepção inatista sobre a gênese do conhecimento, pois afirma que a capacidade de aprender do sujeito depende dos cinco sentidos, ou seja, o conhecimento é interno ao sujeito, sendo o aluno um receptor ativo daquilo que vem de fora.
  7. II. A professora 2 apresenta uma concepção inatista sobre a gênese do conhecimento, pois afirma que a capacidade de aprender do sujeito depende dele mesmo, ou seja, o conhecimento é externo ao sujeito, sendo o aluno um receptor passivo daquilo que vem de fora.
  8. III. A professora 1 apresenta uma concepção empirista sobre a gênese do conhecimento, pois afirma que a capacidade de aprender do sujeito depende dos cinco sentidos, ou seja, o conhecimento é externo ao sujeito, sendo o aluno um receptor passivo daquilo que vem de fora.
  9. IV. As professoras 1 e 2 apresentam uma concepção empirista sobre a gênese do conhecimento, pois afirmam que a capacidade de aprender do sujeito depende dele mesmo, ou seja, o conhecimento é externo ao sujeito, e somente o aluno pode aprender, sendo o professor o responsável por conduzir e facilitar este processo.
  10.  
  11. É correto o que se afirma em:
  12. a.I, apenas.
  13. b.II, apenas.
  14. c.III, apenas.
  15. d.IV, apenas.
  16. e.I e II, apenas. 


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir do diálogo entre as professoras, podemos identificar as seguintes concepções sobre o conhecimento e a aprendizagem humana: I. A professora 1 apresenta uma concepção inatista sobre a gênese do conhecimento, pois afirma que a capacidade de aprender do sujeito depende dos cinco sentidos, ou seja, o conhecimento é interno ao sujeito, sendo o aluno um receptor ativo daquilo que vem de fora. II. A professora 2 apresenta uma concepção empirista sobre a gênese do conhecimento, pois afirma que a capacidade de aprender do sujeito depende dele mesmo, ou seja, o conhecimento é externo ao sujeito, sendo o aluno um receptor passivo daquilo que vem de fora. Com base nessas análises, podemos concluir que a alternativa correta é: e) I e II, apenas.

0
Dislike1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais