Buscar

Conforme determina a lei, qual seria a diferença entre a abordagem da perícia arbitral no âmbito judicial e extrajudicial? O compromisso arbitral...

Conforme determina a lei, qual seria a diferença entre a abordagem da perícia arbitral no âmbito judicial e extrajudicial?


O compromisso arbitral judicial é celebrado por termo nos autos, perante o juízo ou o tribunal, enquanto o compromisso arbitral extrajudicial será celebrado por escrito particular, assinado por duas testemunhas ou por instrumento público.
O compromisso arbitral judicial cabe somente ao juiz árbitro, que delega tal função ao perito judicial, enquanto o compromisso arbitral extrajudicial pode ser feito por qualquer profissional desde que possua OAB.
O compromisso arbitral judicial atua na esfera de solucionar conflitos de forma administrativa de natureza patrimonial, enquanto o compromisso arbitral extrajudicial usará a câmara de arbitragem para solucionar conflitos de pequena natureza.
O compromisso arbitral judicial e o compromisso arbitral extrajudicial podem ser realizados da mesma forma, basta estar presente um juiz arbitral.
O compromisso arbitral judicial somente vai avaliar erros jurídicos, com atuação do desembargador, enquanto o compromisso arbitral extrajudicial usará a câmara de arbitragem para solucionar conflitos de pequena natureza.

Essa pergunta também está no material:

UN 6 - AUDITORIA E PERICIA
5 pág.

Práticas Contábeis

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Conforme determina a lei, a diferença entre a abordagem da perícia arbitral no âmbito judicial e extrajudicial está relacionada ao processo de celebração do compromisso arbitral. No âmbito judicial, o compromisso arbitral é celebrado por termo nos autos, perante o juízo ou o tribunal. Já no âmbito extrajudicial, o compromisso arbitral é celebrado por escrito particular, assinado por duas testemunhas ou por instrumento público. Além disso, no compromisso arbitral judicial, cabe somente ao juiz árbitro a função de delegar a perícia ao perito judicial. Por outro lado, no compromisso arbitral extrajudicial, qualquer profissional pode ser responsável pela perícia, desde que possua OAB. Quanto à natureza dos conflitos, o compromisso arbitral judicial atua na esfera de solucionar conflitos de forma administrativa de natureza patrimonial. Já o compromisso arbitral extrajudicial utiliza a câmara de arbitragem para solucionar conflitos de pequena natureza. É importante ressaltar que o compromisso arbitral judicial e o compromisso arbitral extrajudicial podem ser realizados de formas diferentes, desde que haja a presença de um juiz arbitral. No entanto, no compromisso arbitral judicial, a avaliação se restringe a erros jurídicos, com atuação do desembargador, enquanto no compromisso arbitral extrajudicial, a câmara de arbitragem é utilizada para solucionar conflitos de pequena natureza.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais