Buscar

A consciência fonológica é um conjunto de habilidades variadas. Variam quanto à operação mental que o aprendiz realiza: pronunciar um a um os segme...

A consciência fonológica é um conjunto de habilidades variadas. Variam quanto à operação mental que o aprendiz realiza: pronunciar um a um os segmentos que compõem a palavra, contar, identificar ou produzir “partes sonoras” parecidas, adicionar ou subtrair segmentos sonoros. Marque a alternativa que está incorreta pensando em consciência fonológica.

I. Algumas formas de desenvolver a consciência fonológica na alfabetização são, por exemplo, o uso de parlendas, cantigas e trava línguas, assim como de jogos fonológicos.
II. Consciência fonológica, envolve saber, por exemplo, que entre as palavras de uma frase há pausas, envolve perceber as palavras, as sílabas e os fonemas, e seus respectivos sons.
III. Não é possível desenvolver consciência fonológica na alfabetização quando se opta por trabalhar com textos, com o método global.
IV. É possível um trabalho em sala de aula que integre diferentes metodologias, que considere o desenvolvimento do letramento e também da consciência fonológica.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta pensando em consciência fonológica é a III. Não é verdade que não seja possível desenvolver a consciência fonológica na alfabetização quando se opta por trabalhar com textos, com o método global. É possível sim integrar diferentes metodologias e considerar o desenvolvimento do letramento e da consciência fonológica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais