Buscar

No Código Penal, há uma excludente do crime que ocorre quando alguém, diante de uma situação de perigo atual e inevitável, age de forma a evitar...

 


No Código Penal, há uma excludente do crime que ocorre quando alguém, diante de uma situação de perigo atual e inevitável, age de forma a evitar um mal maior, sacrificando um bem jurídico de menor valor. O agente age em uma situação em que não há uma alternativa razoável para evitar o mal iminente.

Analise o caso a seguir:

Pedro estava desfrutando de uma viagem em um cruzeiro marítimo na companhia de sua família quando, em determinado momento, uma tempestade violenta se abateu sobre o mar, causando ondas altas que resultaram no naufrágio do navio. Diante da urgência de salvar-se, Pedro, que não sabia nadar, em um momento de desespero, tomou o salva-vidas de outra pessoa, que, infelizmente, acabou por se afogar e perder a vida.

Com base nessa situação hipotética, assinale a alternativa correta:

A. 

Pedro agiu em legítima defesa, uma das causas de exclusão da culpabilidade.

B. 

Pedro agiu em legítima defesa, uma das causas de exclusão da ilicitude.

C. 

Pedro agiu em estado de necessidade, uma das causas de exclusão da culpabilidade.

D. 

Pedro agiu em estado de necessidade, uma das causas de exclusão da ilicitude.

E. 

Pedro agiu em estrito cumprimento do dever legal, uma das causas de exclusão da ilicitude.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base na situação hipotética apresentada, a alternativa correta é a letra C. Pedro agiu em estado de necessidade, uma das causas de exclusão da culpabilidade. Nesse caso, Pedro agiu diante de uma situação de perigo atual e inevitável, agindo para evitar um mal maior (o afogamento), sacrificando um bem jurídico de menor valor (o salva-vidas de outra pessoa). O agente age em uma situação em que não há uma alternativa razoável para evitar o mal iminente.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais