Buscar

A bactéria Staphylococcus aureus é comumente encontrada em pele e tecidos moles, sendo apresentada na forma de impetigo ou furúnculos. Essa é a bac...

A bactéria Staphylococcus aureus é comumente encontrada em pele e tecidos moles, sendo apresentada na forma de impetigo ou furúnculos. Essa é a bactéria que comumente é vista em furúnculos responsável por acometer o folículo piloso, juntamente com a glândula sebácea e todo o tecido ao redor. Sendo assim para o diagnóstico clínico correto é importante que o responsável possua a suspeita da bactéria para que o material seja plaqueado em meio adequado, são esses:


- ágar MacConkey: meio inicial para cultivo, uma vez que esse possui crescimento apenas para bastonetes gram negativo.
- ágar manitol salgado: esse é um meio comumente utilizado para o isolamento de Staphylococcus aureus de amostras biológicas como urina, secreções, feridas e alguns exsudatos. A degradação do manitol com a produção de ácido muda a cor do meio de rosado para amarelo, devido ao seu alto conteúdo de cloreto de sódio pode se fazer uma inoculação maciça da amostra do estudo. As colônias de Staphylococcus aureus fermentadores de manitol são maiores e rodeadas de uma zona amarela.
- ágar sangue: a bactéria normalmente apresenta uma coloração dourada. Quando semeado em ágar sangue pode haver ou não a formação de beta hemólise ao redor da placa da colônia.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A bactéria Staphylococcus aureus é comumente encontrada em pele e tecidos moles, sendo apresentada na forma de impetigo ou furúnculos. Para o diagnóstico clínico correto, é importante que o responsável suspeite da presença dessa bactéria. Alguns meios de cultura adequados para o isolamento e identificação do Staphylococcus aureus são: - Ágar MacConkey: meio inicial para cultivo, pois permite o crescimento apenas de bastonetes gram-negativos. - Ágar manitol salgado: meio comumente utilizado para o isolamento de Staphylococcus aureus de amostras biológicas como urina, secreções, feridas e exsudatos. A degradação do manitol com a produção de ácido muda a cor do meio de rosado para amarelo. Devido ao seu alto conteúdo de cloreto de sódio, é possível fazer uma inoculação maciça da amostra em estudo. As colônias de Staphylococcus aureus fermentadores de manitol são maiores e rodeadas por uma zona amarela. - Ágar sangue: quando semeado em ágar sangue, o Staphylococcus aureus normalmente apresenta uma coloração dourada. Pode haver ou não a formação de beta-hemólise ao redor da placa da colônia. Esses meios de cultura são utilizados para auxiliar no diagnóstico laboratorial da presença de Staphylococcus aureus em amostras clínicas.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais