Buscar

A partir desta citação, reflita sobre as afirmações a seguir. A exceptio non adimpleti contractus é uma defesa invocável somente em contratos bila...

A partir desta citação, reflita sobre as afirmações a seguir.

A exceptio non adimpleti contractus é uma defesa invocável somente em contratos bilaterais, onerosos e comutativos, com prestações recíprocas e exigíveis simultaneamente.
A exceção do contrato não cumprido é uma defesa invocável somente em contratos bilaterais, onerosos e comutativos, com prestações recíprocas e exigíveis em momentos sucessivos.
Se pela natureza do contrato a parte tem obrigação de efetuar a prestação em primeiro lugar, não pode invocar a exceptio non adimpleti contractus.
Se pela natureza do contrato a parte tem obrigação de efetuar a prestação em primeiro lugar, pode invocar a exceptio non adimpleti contractus.
A exceção do contrato não cumprido pode ser afastada previamente, pela vontade expressa das partes contratantes.
Ao invocar a exceptio non adimpleti contractus, a parte fica liberada de cumprir a sua obrigação contratual.

Quais das afirmações acima são corretas, apenas?


a. III, IV e V.
b. II, IV e VI.
c. I, II e VI.
d. II, V e VI.
e. I, III e V.

Essa pergunta também está no material:

Atividade 2 (A2)_ Revisão da tentativa
6 pág.

Contratos Cíveis e Responsabilidade Contratual Universidade de FrancaUniversidade de Franca

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A partir da citação fornecida, podemos analisar as afirmações e determinar quais são corretas. Vamos lá: - A exceptio non adimpleti contractus é uma defesa invocável somente em contratos bilaterais, onerosos e comutativos, com prestações recíprocas e exigíveis simultaneamente. (Incorreta, pois a exceptio non adimpleti contractus pode ser invocada em contratos unilaterais também). - A exceção do contrato não cumprido é uma defesa invocável somente em contratos bilaterais, onerosos e comutativos, com prestações recíprocas e exigíveis em momentos sucessivos. (Incorreta, pois a exceção do contrato não cumprido pode ser invocada em contratos unilaterais também). - Se pela natureza do contrato a parte tem obrigação de efetuar a prestação em primeiro lugar, não pode invocar a exceptio non adimpleti contractus. (Correta, pois a exceptio non adimpleti contractus não pode ser invocada se a parte que a invoca tem a obrigação de cumprir sua prestação primeiro). - Se pela natureza do contrato a parte tem obrigação de efetuar a prestação em primeiro lugar, pode invocar a exceptio non adimpleti contractus. (Incorreta, pois se a parte tem a obrigação de cumprir sua prestação primeiro, ela não pode invocar a exceptio non adimpleti contractus). - A exceção do contrato não cumprido pode ser afastada previamente, pela vontade expressa das partes contratantes. (Correta, pois as partes podem afastar previamente a exceção do contrato não cumprido por meio de uma cláusula contratual). - Ao invocar a exceptio non adimpleti contractus, a parte fica liberada de cumprir a sua obrigação contratual. (Incorreta, pois ao invocar a exceptio non adimpleti contractus, a parte busca suspender o cumprimento de sua obrigação até que a outra parte cumpra a sua). Portanto, as afirmações corretas são: I, III e V. A resposta correta é a alternativa e.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais