Buscar

Plano de Ensino 1 Código e nome da disciplina DGT1103 DESENHO MECÂNICO 2 Carga horária semestral 3 Carga horária semanal 4 Perfil docente Para mini...

Plano de Ensino
1 Código e nome da disciplina
DGT1103 DESENHO MECÂNICO
2 Carga horária semestral
3 Carga horária semanal
4 Perfil docente
Para ministrar a disciplina o docente deve possuir graduação em Engenharias ou Design e possuir pós­graduação, preferencialmente doutorado na área do Curso ou áreas afins.
É desejável que o docente possua experiência no ensino dos conceitos e conteúdos relacionados à Desenho mecânico e domínio de softwares da Autodesk: Auto CAD 2D­3D e Inventor para a contextualização de tais conteúdos, permitindo que os conteúdos da disciplina possam ser facilmente articulados com o cotidiano, os elementos regionais e do curso dos estudantes.
Para que a disciplina possa ser conduzida de forma coerente com seus objetivos dentro da matriz curricular, é muito importante que o docente conheça profundamente o Projeto Pedagógico do Curso, seu Plano de Ensino, bem como os Planos de Aula.
É fundamental que o docente possua domínio das metodologias ativas de ensino, para os conteúdos possam ser conduzidos tendo os alunos como centro do processo e utilizando propostas que os façam protagonizar sua própria aprendizagem, utilizando também, tecnologias digitais para a educação, tais como simuladores, ambientes virtuais de aprendizagem, principalmente os institucionais (SAVA, BDQ, SGC e SIA) e ferramentas de interação virtual. A articulação entre teoria e prática deve ser o eixo direcionador de suas estratégias em sala de aula. Além disto, é imprescindível que o docente estimule o autoconhecimento e autoaprendizagem entre seus alunos
5 Ementa
O DESENHO MECÂNICO E ELEMENTOS DE LIGAÇÃO; DESENHOS DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS; TOLERÂNCIA EM DESENHO MECÂNICO; DESENHO DE COMPONENTES.
6 Objetivos
­ Analisar os principais conceitos de desenho mecânico na engenharia, utilizando fundamentos e normatizações, para propor projetos com soluções reais para engenharia do dia a dia.
­ Avaliar conceitos de desenhos de elementos mecânicos, por meio de análise técnica dos protótipos, como modelos de peças mecânicas para o entendimento e a solução de problemas básicos da engenharia que necessitam de uma modelagem.
­ Produzir projetos, utilizando os conceitos de desenhos mecânicos, para solucionar problemas reais de elementos de máquinas.
­ Aplicar adequadamente os conceitos de terminologia e campo de tolerância em sistema furo­base e sistema eixo­base, por meio da aplicação correta das normas de forma, posição e indicação de tolerância, para a construção de protótipos e análise de situações da engenharia mecânica.
­ Desenvolver projetos de desenhos mecânicos de conjunto os fundamentos de cortes, perspectiva isométrica e perspectiva isométrica, utilizando softwares gráficos, para facilitar a sua compreensão.
7 Procedimentos de ensino­aprendizagem
Aulas interativas em ambiente virtual de aprendizagem, didaticamente planejadas para o desenvolvimento de competências, tornando o processo de aprendizado mais significativo para os alunos. Na sala de aula virtual, a metodologia de ensino contempla diversas estratégias capazes de alcançar os objetivos da disciplina. Os temas das aulas são discutidos e apresentados em diversos formatos como leitura de textos, vídeos, hipertextos, links orientados para pesquisa, estudos de caso, podcasts, atividades animadas de aplicação do conhecimento, simuladores virtuais, quiz interativo, simulados, biblioteca virtual e Explore + para que o aluno possa explorar conteúdos complementares e aprofundar seu conhecimento sobre as temáticas propostas.
8 Temas de aprendizagem
1. O DESENHO MECÂNICO E ELEMENTOS DE LIGAÇÃO
1.1 FUNDAMENTOS DO DESENHO MECÂNICO
1.2 CORTES EM DESENHOS MECÂNICOS
1.3 TOLERÂNCIAS E UNIDADES
1.4 ELEMENTOS DE LIGAÇÕES
2. DESENHOS DE ELEMENTOS DE MÁQUINAS
2.1 EIXOS E ÁRVORES
2.2 ENGRENAGENS
2.3 POLIAS, CORREIAS E ACOPLAMENTOS
2.4 ELEMENTOS DE APOIO
3. TOLERÂNCIA EM DESENHO MECÂNICO
3.1 TERMINOLOGIA E CAMPO DE TOLERÂNCIA
3.2 SISTEMA FURO ­ BASE E SISTEMA EIXO ­ BASE
3.3 TOLERÂNCIAS DE FORMA E DE POSIÇÃO
3.4 TOLERÂNCIA NOS DESENHOS E


Essa pergunta também está no material:

DGT1103_Plano_de_ensino
3 pág.

Desenho Técnico I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O plano de ensino apresentado é referente à disciplina de Desenho Mecânico (DGT1103). Seguem as informações solicitadas: 1) Código e nome da disciplina: DGT1103 - Desenho Mecânico. 2) Carga horária semestral: Não especificada. 3) Carga horária semanal: Não especificada. 4) Perfil docente: O docente deve possuir graduação em Engenharias ou Design e pós-graduação, preferencialmente doutorado, na área do curso ou áreas afins. É desejável que tenha experiência no ensino de Desenho Mecânico e domínio de softwares da Autodesk, como AutoCAD 2D-3D e Inventor. Também é importante que conheça o Projeto Pedagógico do Curso, o Plano de Ensino e os Planos de Aula. Deve ter domínio de metodologias ativas de ensino, estimular o autoconhecimento e a autoaprendizagem dos alunos, além de utilizar tecnologias digitais para a educação. 5) Ementa: O Desenho Mecânico e Elementos de Ligação; Desenhos de Elementos de Máquinas; Tolerância em Desenho Mecânico; Desenho de Componentes. 6) Objetivos: - Analisar os principais conceitos de desenho mecânico na engenharia, utilizando fundamentos e normatizações, para propor projetos com soluções reais para engenharia do dia a dia. - Avaliar conceitos de desenhos de elementos mecânicos, por meio de análise técnica dos protótipos, como modelos de peças mecânicas para o entendimento e a solução de problemas básicos da engenharia que necessitam de uma modelagem. - Produzir projetos, utilizando os conceitos de desenhos mecânicos, para solucionar problemas reais de elementos de máquinas. - Aplicar adequadamente os conceitos de terminologia e campo de tolerância em sistema furo-base e sistema eixo-base, por meio da aplicação correta das normas de forma, posição e indicação de tolerância, para a construção de protótipos e análise de situações da engenharia mecânica. - Desenvolver projetos de desenhos mecânicos de conjunto os fundamentos de cortes, perspectiva isométrica e perspectiva isométrica, utilizando softwares gráficos, para facilitar a sua compreensão. 7) Procedimentos de ensino-aprendizagem: As aulas serão realizadas em ambiente virtual de aprendizagem, com metodologias interativas e planejadas para o desenvolvimento de competências. Serão utilizados diversos recursos, como leitura de textos, vídeos, hipertextos, links para pesquisa, estudos de caso, podcasts, atividades animadas, simuladores virtuais, quiz interativo, simulados, biblioteca virtual e Explore +. 8) Temas de aprendizagem: 1. O Desenho Mecânico e Elementos de Ligação. 1.1 Fundamentos do Desenho Mecânico. 1.2 Cortes em Desenhos Mecânicos. 1.3 Tolerâncias e Unidades. 1.4 Elementos de Ligação. 2. Desenhos de Elementos de Máquinas. 2.1 Eixos e Árvores. 2.2 Engrenagens. 2.3 Polias, Correias e Acoplamentos. 2.4 Elementos de Apoio. 3. Tolerância em Desenho Mecânico. 3.1 Terminologia e Campo de Tolerância. 3.2 Sistema Furo-Base e Sistema Eixo-Base. 3.3 Tolerâncias de Forma e de Posição. 3.4 Tolerância nos Desenhos. Espero que essas informações sejam úteis para você!

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais