Buscar

Paolo Grossi defende a historicidade da experiência jurídica medieval que não pode ser analisada pelo prisma estatalista contemporâneo, na medida e...

Paolo Grossi defende a historicidade da experiência jurídica medieval que não pode ser analisada pelo prisma estatalista contemporâneo, na medida em que deturpa a visão do fenômeno jurídico e o vincula exclusivamente à lei. Assinale a alternativa correta acerca da ordem jurídica medieval que inf luencia o direito português.


A Igreja medieval, instituição que detinha o monopólio da cultura letrada, era a principal responsável pelas normas sociais, sendo a Igreja a construtora da tradição jurídica portuguesa.
A factualidade (direito que se constituía a partir dos fatos; a validez cede à efetividade) e historicidade eram duas de suas características principais na tradição portuguesa.
O direito medieval apresentava-se como dependente de uma estrutura política centralizada nas mãos do rei, o que resultava em um direito régio.
O direito canônico funcionava como uma espécie de ius commune na medida em que tinha validade em todos os territórios cristãos.
O homem estava no centro da ordem cósmica criada por Deus e sua vontade era explicitada em normas de conduta social.

Essa pergunta também está no material:

AVALIANDO A HISTÓRIA DA JUSTIÇA NO BRASIL
11 pág.

História Universidade do Estado do Rio de JaneiroUniversidade do Estado do Rio de Janeiro

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta acerca da ordem jurídica medieval que influencia o direito português é: A Igreja medieval, instituição que detinha o monopólio da cultura letrada, era a principal responsável pelas normas sociais, sendo a Igreja a construtora da tradição jurídica portuguesa.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais