Buscar

1) MONOSSACARÍDEOS Os monossacarídeos são as biomoléculas mais abundantes do planeta. Normalmente apresentam a fórmula Cn(H2O)n, em que n varia de...

1) MONOSSACARÍDEOS

Os monossacarídeos são as biomoléculas mais abundantes do planeta. Normalmente apresentam a fórmula Cn(H2O)n, em que n varia de 3 a 7. Assim, em monossacarídeos existe a proporção de um carbono para dois hidrogênios e para um oxigênio. Eles são classificados de acordo com o seu número de átomos de carbono: trioses (C3H6O3), tetroses (C4H8O4), pentoses (C5H10O5), hexoses (C6H12O6), heptoses (C7H14O7). Alguns também contém nitrogênio, fósforo ou enxofre.
ATENÇÃO! Os monossacarídeos mais frequentes nos organismos são as pentoses (5C) e as hexoses (6C).

Estrutura molecular das principais pentoses e hexoses
ATENÇÃO! A glicose e a galactose são aldohexoses, enquanto a frutose é uma cetohexose!
Monossacarídeos podem ser oxidados (ou seja, perder elétrons) e reduzir uma variedade de agentes oxidantes, como ferro (transformando Fe3+ em Fe2+). Dessa forma, eles atuam como AGENTES REDUTORES e são chamados de açúcares redutores. O grupo redutor é o carbono carbonílico, ou seja, o carbono um das aldoses e o carbono dois das cetoses. Este carbono deve estar livre, ou seja, não envolvido em ligação glicosídica. O carbono carbonílico é oxidado a um ácido carboxílico. É comum ser encontrado em monossacarídeos a presença de carbonos assimétricos. Isso significa que podem ser encontrados dois tipos de isômeros nos seres vivos: dextrógiro ou levógiro. A forma mais abundante e biologicamente importante é a FORMA DEXTRÓGIRA.


Essa pergunta também está no material:

material de apoio 12
7 pág.

Bioquímica I Escola Monteiro LobatoEscola Monteiro Lobato

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os monossacarídeos são biomoléculas que normalmente apresentam a fórmula Cn(H2O)n, em que n varia de 3 a 7. Eles são classificados de acordo com o número de átomos de carbono: trioses (C3H6O3), tetroses (C4H8O4), pentoses (C5H10O5), hexoses (C6H12O6) e heptoses (C7H14O7). Os monossacarídeos mais comuns nos organismos são as pentoses (5C) e as hexoses (6C). A glicose e a galactose são exemplos de aldohexoses, enquanto a frutose é uma cetohexose. Monossacarídeos podem atuar como agentes redutores, pois podem ser oxidados e reduzir agentes oxidantes. O grupo redutor é o carbono carbonílico, que é oxidado a um ácido carboxílico. É comum encontrar carbonos assimétricos em monossacarídeos, resultando em isômeros dextrógiros e levógiros, sendo a forma dextrógira a mais abundante e biologicamente importante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais