Buscar

A partir do conceito de sociedade de massa, que traduz a culminação de um processo de transformações sociais no contexto da modernização do mundo o...

A partir do conceito de sociedade de massa, que traduz a culminação de um processo de transformações sociais no contexto da modernização do mundo ocidental, os indivíduos estão imersos e tornam-se, assim, produtos de um processo de massificação. Sobre isso, é correto afirmar que:

A. 

o homem não pode ser produto da massificação, pois é um indivíduo que tem apenas vontades próprias.

B. 

a individualidade e a autonomia são fortalecidas na sociedade de massa.

C. 

a massificação do homem ocorre quando a modernização o transforma em um sujeito único, jamais padronizado.

D. 

as influências externas levam à autonomia, com a homogeneização dos homens.

E. 

o conceito de "homem-massa" diz respeito ao sujeito em uma sociedade de massa, que "sente-se como todo mundo"


💡 1 Resposta

User badge image

Tânia Bárbara de Faria

Resposta: E- O conceito de “homem-massa” diz respeito ao sujeito em uma sociedade de massa, que “sente-se como todo mundo”.

A partir do conceito de sociedade de massa, que traduz a culminação de um processo de transformações sociais no contexto da modernização do mundo ocidental, os indivíduos estão imersos, com suas subjetividades, preferências, comportamentos e relações sociais. Entretanto a massificação do homem e da sociedade gera manipulações, conformismos, determinações exteriores e tendências. Ortega y Gasset (2007) denominou o “homem-massa”, ou seja, o sujeito em uma sociedade de massa, na qual “sente-se como todo mundo”. Com isso, o homem, ser humano, enquanto sujeito individual, que tem individualidade, é fragilizado. Assim, emana um sujeito que busca, a partir de influências externas a ele, enquadrar-se, padronizar-se, em um processo de homogeneização diante do social massificado, em “conformidade com a massa”. Dessa forma, não há um processo de reflexão, um pensar em profundidade, mas um aprisionamento determinado “para todos”. Nesse sentido, pode-se compreender o homem como produto da massificação, desde o início do século XX, em diferentes classes sociais, grupos e sociedades, pois trata-se de um resultado de uma cultura de massificação, de homogeneidade.


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais