Logo Passei Direto
Buscar
O postulado da racionalidade coloca-se no contexto da explicação intencional, ou escolha racional, no qual o comportamento individual é compreendido a partir do esquema oportunidade versus necessidades e desejos. A partir desse postulado, identifique a alternativa que expressa a interpretação sobre o comportamento econômico do homem:


Como agentes econômicos racionais, suas decisões estão voltadas a maximizar sua utilidade ou seu lucro.
Como agente político nem sempre dotado de plena racionalidade, a tomada de decisão nem sempre conduz a maximização de utilidade ou seu lucro.
Como agentes econômicos racionais, suas decisões estão voltadas a maximizar sua utilidade ou seu lucro.
Como agente político que atua em mercados imperfeitos, a tomada de decisão nem sempre é conduzida pela racionalidade.
Como agente econômico, o indivíduo nem sempre tem clareza de seus objetivos e, portanto, as decisões nem sempre são racionais.
Como agente econômico, o indivíduo sempre tem clareza de seus objetivos, mas as decisões econômicas são conduzidas por sentimentos morais.
User badge image
Progresso com Exercícios

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta que expressa a interpretação sobre o comportamento econômico do homem, de acordo com o postulado da racionalidade, é: Como agentes econômicos racionais, suas decisões estão voltadas a maximizar sua utilidade ou seu lucro.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre a divisão macroeconômica, pode-se afirmar:


A macroeconomia estuda como se determinam as variáveis agregadas em mercados distintos como o de bens e serviços, trabalho, monetário e financeiro e o cambial.
A macroeconomia estuda como se determinam as variáveis agregadas em mercados distintos como o de bens e serviços, trabalho, monetário e financeiro e o cambial.
A macroeconomia analisa o mercado a partir da identificação da atividade econômica de determinado setor, em específico.
A macroeconomia examina a formação de preços em determinados mercados específicos, introduzindo a hipótese do coeteris paribus.
A macroeconomia estuda o comportamento do indivíduo, bem como da unidade produtiva em específico.
A teoria macroeconômica analisa o mercado a partir da interação do consumidor e do produtor em determinado mercado.

Sobre os keynesianos regulacionistas, pode-se considerar como correta a seguinte alternativa:


Estudam a demanda agregada como engrenagem fundamental da economia capitalista, cujos processos de acumulação de capital e avanços tecnológicos causam alterações na utilização dos fatores de produção, principalmente o da mão de obra, alterando o nível de renda e sua distribuição.
Estudam o princípio da demanda agregada keynesiana relacionada à distribuição da renda e aos determinantes dos preços das mercadorias com base na teoria do processo de geração de renda, distribuição e acumulação no longo prazo de Ricardo.
Estudam o papel das expectativas na economia associado ao conceito de incerteza e a busca por liquidez, uma vez que a busca por liquidez reduz a incerteza, pois permite aos agentes econômicos escolhas para avaliar a melhor alternativa de investimento.
Privilegiam o papel das instituições, a estrutura de mercado e de poder do mercado no processo de formação de preços e de alocação de recursos.
Como fenômenos sociais, os processos históricos e os fatos econômicos devem ser analisados levando em conta os vários interesses econômicos, políticos e sociais de grupos, empresas e países.

Mais conteúdos dessa disciplina