Logo Passei Direto
Buscar

Direito Tributário

Colégio Objetivo
6. Quanto à caracterização de grupo econômico, pergunta-se?


a) Que é grupo econômico? Quais são os requisitos para a aplicação da desconsideração da personalidade jurídica, prevista no art. 50 do CC? Ela pode ser aplicada ao direito tributário para fins de caracterização de grupo econômico? Há dispositivos específicos na legislação tributária que fundamentam a responsabilização do grupo econômico? A caracterização implica reco
User badge image
Estudando com Questões

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

O grupo econômico é caracterizado pela união de empresas que possuem vínculos de controle, coordenação e interdependência entre si. Os requisitos para a aplicação da desconsideração da personalidade jurídica, prevista no art. 50 do Código Civil, incluem a confusão patrimonial, desvio de finalidade ou fraude. Essa desconsideração pode ser aplicada ao direito tributário para a caracterização de grupo econômico, desde que haja previsão legal específica. Na legislação tributária, existem dispositivos que fundamentam a responsabilização do grupo econômico, como a solidariedade prevista no art. 124, inciso I, do Código Tributário Nacional. A caracterização do grupo econômico implica na responsabilização conjunta das empresas que o compõem.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Que é norma jurídica? E regra-matriz de incidência tributária (RMIT)? Qual a função do consequente normativo? E da base de cálculo?

É possível admitir a constitucionalidade da base de cálculo arbitrada, considerando que nela não identificamos a necessária correspondência entre a base e a riqueza manifestada pelo fato jurídico tributário? Se sua resposta for positiva, em quais condições?


Distinguir: obrigação tributária e deveres instrumentais. Multa pelo não pagamento caracteriza-se como obrigação tributária? Justifique analisando criticamente o art. 113 do CTN.


5. Quanto à Responsabilidade Tributária, pergunta-se:
a) Qual a natureza jurídica da norma de responsabilidade: norma jurídica tributária ou não-tributária; dispositiva ou sancionadora?


b) Qual a espécie de responsabilidade prevista no artigo 135 do CTN? Poderia o fiscal lavrar auto de infração contra o contribuinte e, posteriormente, executar o sócio de forma solidária à empresa? (Vide anexos IV e V).


c) A dissolução irregular da sociedade caracteriza infração à lei apta a ensejar a responsabilidade do(s) sócio(s) pelas dívidas da pessoa jurídica? Em caso positivo, qual sócio ou administrador pode ser alcançado: o da época do inadimplemento do tributo ou do momento em que ocorre a dissolução irregular? (VI e VII e VIII)


d) O mero inadimplemento da obrigação de pagar o tributo pode ser justificativa para aplicação do artigo 135 do Código Tributário Nacional? Justifique sua resposta para além da aplicação da Súmula n° 430 do STJ. (Vide anexos IX e X).


Uma vez instaurado o incidente de desconsideração da personalidade jurídica, nos termos dos arts. 133 e seguintes do NCPC (Lei nº 13.105 de 2015), a defesa apresentada pela pessoa jurídica responsabilizada pela obrigação tributária de outra empresa integrante do mesmo grupo econômico pode versar sobre o mérito da cobrança (inexigibilidade do crédito tributário), ou apenas sobre a ilegitimidade de sua inclusão no polo passivo da execução fiscal?


a) A defesa pode versar apenas sobre a ilegitimidade de sua inclusão no polo passivo da execução fiscal.
b) A defesa pode versar apenas sobre o mérito da cobrança (inexigibilidade do crédito tributário).
c) A defesa pode versar tanto sobre o mérito da cobrança (inexigibilidade do crédito tributário) quanto sobre a ilegitimidade de sua inclusão no polo passivo da execução fiscal.

Mais conteúdos dessa disciplina