A Carta Magna brasileira também se preocupou com alguns valores éticos e morais relativos à convivência humana em sociedade, na qual instituiu como valores supremos a fraternidade, o pluralismo e uma sociedade sem preconceitos. Conforme conteúdo estudado sobre a Cata Magna brasileira, analise as afirmativas a seguir:
1. Em outros termos, “o preâmbulo da nossa Constituição Federal revela e consagra os princípios do Estado Democrático de Direito dentro de uma visão de governo representativo, da consagração dos direitos individuais, e dos mecanismos jurídicos de aumento dos direitos e garantias sociais” (MASCARENHAS, 2008, p. 31). 2. Vale salientar ainda que a Constituição Brasileira de 1988 está intrinsecamente fundada sobre os pilares da harmonia social e altamente comprometida com o ordenamento interno e externo, na qual se compromete a buscar solucionar os conflitos de forma pacífica. 3. Assim, se torna necessário registrar que a CF/88 “não pode ser interpretada ou aplicada de forma contrária ao seu espírito, de forma contrária ao texto expresso no seu preâmbulo” (MASCARENHAS, 2008, p. 31), ou seja, quando interpretamos a Carta Magna brasileira, devemos ter esta visão estampada no preâmbulo incorporada em todos os seus preceitos constitucionais. A Somente a afirmativa III está correta. B As afirmativas I e II estão corretas. C As afirmativas I e III estão corretas. D Todas as afirmativas estão corretas.
Acerca do papel dos Conselhos, assinale a alternativa INCORRETA:
A Os conselhos são mecanismos de participação garantidos na Constituição Federal. B A natureza dos Conselhos fundamenta-se nos interesses individuais, dos sujeitos coletivos. C Os Conselhos trabalham alinhando os interesses entre governo e sociedade a partir de seus representantes. D A natureza dos Conselhos fundamenta-se nos interesses públicos, dos sujeitos coletivos.
A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem seus fundamentos apresentados no Art. 1°. Um deles apresenta que a pessoa merece todo o respeito, independentemente de sua origem, raça, sexo, idade, estado civil ou condição social e econômica. Qual é esse fundamento?
A Soberania. B Cidadania. C Pluralismo político. D Dignidade da pessoa humana.
Sobre esse exposto, assinale a alternativa INCORRETA:
A Fazer parte de um conselho não é necessário ter conhecimento sobre a legislação. B Os conselheiros representam os interesses da sociedade e a efetividade das políticas públicas, sendo atribuições inerentes ao cargo. C Os conselhos se classificam em nível nacional, estadual e municipal. D Os conselhos são setorializados, sendo que a cada um deles existem ações e públicos-alvo específicos que precisam ser analisados.
Sobre o papel dos conselheiros, assinale a alternativa INCORRETA:
A Sempre que se trabalha a questão da efetividade dos conselhos é imprescindível que eles sejam autônomos e suas decisões visem ao interesse de alguns grupos na defesa e garantia de direitos ou segmentos representados. B Estar disponível, tanto pessoal quanto institucional, para exercer esta função de relevância pública. C Ter a capacidade política e técnica em relação a: direitos humanos, políticas e programas de garantias de direitos e orçamento público. D Estar na função ou cargo que tenha condições legais para tomada de decisão, bem como, ter acesso às informações sobre os órgãos que representa.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
( ) Significa a obediência e o respeito à lei. ( ) Significa ter boa-fé, ser leal. Está relacionada ao conceito de um bom administrador. A II - IV - I - III. B III - IV - I - II. C IV - II - I - III. D II - I - IV - III.