Logo Passei Direto
Buscar
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a eliminação de fármacos, assinale a alternativa correta sobre os fatores que influenciam os processos de filtração glomerular, secreção tubular ativa e reabsorção tubular passiva:

I. Alterações na função renal global afetam os três processos na mesma extensão.
II. A filtração glomerular é influenciada principalmente pelo pH urinário.
III. A secreção tubular ativa é um processo passivo que ocorre por difusão.
IV. A reabsorção tubular passiva é influenciada pela lipossolubilidade do fármaco.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Considerando as informações e o conteúdo estudado sobre a eliminação de fármacos, a alternativa correta sobre os fatores que influenciam os processos de filtração glomerular, secreção tubular ativa e reabsorção tubular passiva é: IV. A reabsorção tubular passiva é influenciada pela lipossolubilidade do fármaco.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre os fármacos adrenérgicos e antiadrenérgicos, pode-se afirmar que é um fármaco agonista adrenérgico:


a) Epinefrina.
b) Propranolol.
c) Metoprolol.

Considerando o texto lido e o conteúdo estudado sobre o modo de ação dos fármacos, analise as diferentes denominações de fármacos que interagem com o seu receptor e associe-as com suas respectivas características.
(1) Agonista alostérico.
2) Antagonista.
3) Agonista integral.
4) Antagonista competitivo.
( ) Agonista que se liga em um sítio do receptor diferente do sítio no qual o agonista endógeno é reconhecido.
( ) É um agonista que ativa o receptor com eficácia máxima. Também conhecido como agonista pleno.
( ) Fármaco que se liga aos receptores fisiológicos e impede ou reduz a ação de um agonista.
( ) É um antagonista que se liga reversivelmente ao sítio ativo do receptor, competindo com a ligação do agonista a esse sítio.

Considerando o trecho a seguir: 'A administração retal é usada para fármacos que devem produzir um efeito local (p. ex., anti-inflamatórios usados no tratamento da colite ulcerativa) ou efeitos sistêmicos. A absorção após a administração retal geralmente não é confiável, mas pode ser útil em pacientes em quadro emético ou incapazes de tomar medicamentos por via oral (p. ex., no pós-operatório) [...].'


a) A absorção após a administração retal é confiável e sempre produz efeitos sistêmicos.
b) A administração retal é indicada apenas para fármacos que devem produzir efeitos sistêmicos.
c) A administração retal é contraindicada em pacientes em quadro emético.

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as vias de administração de fármacos, pode-se afirmar a respeito da via retal que:

A absorção de fármacos no trato gastrintestinal (TGI) pode ser afetada pelo uso concomitante de outros fármacos, causando aceleração ou redução na extensão da absorção. Estes fármacos capazes de modificar a absorção de outros devem ser capazes de alterar o pH gástrico, alterar a motilidade intestinal, sofrer quelação ou interferir no processo de transporte.

Considerando o texto lido e o conteúdo estudado sobre as teorias dos receptores, analise as teorias a seguir e associe-as com suas respectivas características.
1) Teoria da ocupação.
2) Teoria da charneira.
3) Teoria do encaixe induzido.
4) Modelo chave-fechadura.
( ) Formulada por Clark e Gaddum, em que o efeito farmacológico de um fármaco é diretamente proporcional ao número de receptores ocupados por ele.
( ) Formulada por Rocha e Silva, baseia-se na hipótese que há dois centros no receptor farmacológico: um específico e um inespecífico.
( ) Formulada inicialmente por Koshland, baseia-se na hipótese de que o ligante possui a capacidade de induzir a modificação do sítio de seu receptor biológico.
( ) É um modelo que foi elaborado por Emil Fischer em 1894 e dá a noção de complementaridade da interação fármaco-receptor.
a) 1, 2, 3, 4
b) 2, 1, 3, 4
c) 4, 3, 2, 1

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a farmacologia do sistema autônomo, pode-se afirmar que é um fármaco mimético da acetilcolina em locais pós-juncionais:


a) Fármaco agonista colinérgico.
b) Fármaco antagonista colinérgico.
c) Fármaco agonista adrenérgico.

Mais conteúdos dessa disciplina