Os escoamentos de fluidos seguem as equações clássicas de conservação da massa, da quantidade de movimento e de energia. Essas equações são expressas de forma integral ou diferencial e são aplicadas a diferentes problemas de Engenharia. Nesse contexto, julgue os seguintes itens. I - A equação da continuidade quantifica a conservação da massa em qualquer posição do escoamento. II - Na equação de Bernoulli, o escoamento deve ocorrer em regime permanente e sem apresentar atrito. III - A Equação de Bernoulli quantifica a relação entre pressão e velocidade, apenas em uma única linha de emissão. IV - A equação da continuidade é válida somente para fluidos incompressíveis e newtonianos. É correto o que se afirma em
I - A equação da continuidade quantifica a conservação da massa em qualquer posição do escoamento. II - Na equação de Bernoulli, o escoamento deve ocorrer em regime permanente e sem apresentar atrito. III - A Equação de Bernoulli quantifica a relação entre pressão e velocidade, apenas em uma única linha de emissão. IV - A equação da continuidade é válida somente para fluidos incompressíveis e newtonianos. a. I, II e III, apenas. b. I, II, III e IV. c. I, III e IV, apenas. d. III e IV, apenas. e. I e II, apenas.
Sabe-se que a vazão na entrada e na saída da tubulação é igual a 20 l/s. Assim, assumindo que a massa específica da água vale 1000 kg/m , ≈ 10, e a aceleração da gravidade é igual a 10m/s , a pressão manométrica mínima necessária na entrada da tubulação vale:
a. 64 kPa. b. 48 kPa. c. 40 kPa. d. 12 kPa. e. 72 kPa.
A maior vantagem dos medidores de vazão por pressão diferencial é que eles podem ser aplicados para a maioria dos gases e fluidos, inclusive líquidos com sólidos em suspensão.
Um fluido industrial (massa específica igual a 1000 kg/m ), incompressível, escoa em uma tubulação horizontal de diâmetro d, conforme ilustra a figura a seguir. Em determinado ponto da tubulação, foi acoplado um dispositivo medidor de vazão. Esse dispositivo consiste de um mecanismo que reduz o diâmetro disponível para o escoamento em uma região do tubo, temporariamente, para d/2, e um manômetro de mercúrio, cujos braços são acoplados a duas regiões da tubulação, uma delas de diâmetro normal e a outra de diâmetro reduzido, conforme representado na figura. Considerando o sistema descrito e a densidade do mercúrio como sendo 13,6 vezes maior que a densidade da água, julgue os itens que seguem. I - O dispositivo em questão, usado para medir a vazão da água na tubulação, é um tubo Venturi. II - Se o desnível de mercúrio nos braços do manômetro for igual a h e os efeitos de perda de carga forem desprezados, então, a velocidade v de escoamento da água na tubulação de diâmetro d pode ser calculada por meio da expressão , em que g representa o valor da aceleração da gravidade e ρ, a massa específica da água. III - Se a velocidade de escoamento da água na tubulação de diâmetro d for igual a v, então, a vazão mássica Q é dada por Q = v.d. Está correto o que se afirma em:
I - O dispositivo em questão, usado para medir a vazão da água na tubulação, é um tubo Venturi. II - Se o desnível de mercúrio nos braços do manômetro for igual a h e os efeitos de perda de carga forem desprezados, então, a velocidade v de escoamento da água na tubulação de diâmetro d pode ser calculada por meio da expressão , em que g representa o valor da aceleração da gravidade e ρ, a massa específica da água. III - Se a velocidade de escoamento da água na tubulação de diâmetro d for igual a v, então, a vazão mássica Q é dada por Q = v.d. a. I e II, apenas. b. I e III, apenas. c. I, II e III. d. II, apenas. e. III, apenas.