Buscar

59- Gustavo, namorado de Beatriz, motivado por ciúmes, resolveu matar o ex-namorado da moça, Felipe. Adquiriu, ilegalmente, uma arma de fogo de uso...

59- Gustavo, namorado de Beatriz, motivado por ciúmes, resolveu matar o ex-namorado da moça, Felipe. Adquiriu, ilegalmente, uma arma de fogo de uso permitido, um revólver calibre 38, para executar o crime. Gustavo, então, dirigiu-se ao local de trabalho de Felipe e ficou escondido, aguardando o melhor momento para efetuar os disparos. Passadas algumas horas, Gustavo reflete melhor, sai do esconderijo e desiste do intento homicida. No dia seguinte, Felipe descobre o plano de Gustavo ao ver as câmeras de segurança do prédio em que trabalha e comunica a Polícia. Gustavo, então, é preso enquanto fazia compras no supermercado. No momento da prisão, Gustavo estava portando o revólver adquirido dias antes, ilegalmente. Como advogado(a), você é procurado(a) por familiares de Gustavo. Sobre a situação jurídica do rapaz, deverá explicar que:


(A) a Polícia agiu corretamente ao prender Gustavo, que deverá responder por tentativa de homicídio qualificado pela motivação fútil (ciúmes) e pelo recurso que dificultou a defesa da vítima (esconderijo), além do crime de porte de arma de fogo de uso permitido.
(B) não se revela possível a prisão de Gustavo em razão da prática de homicídio tentado, pois o rapaz não ingressou na fase executória do crime. Poderá ser criminalmente processado, tão somente, pelo porte de arma de fogo de uso permitido, crime este afiançável na esfera policial.
(C) Ao adquirir a arma de fogo ilegalmente, com o propósito de matar Felipe, Gustavo ingressou na fase executória do crime de homicídio, podendo, assim, ser responsabilizado penalmente. Como a arma seria utilizada para os disparos, a defesa deverá argumentar pela aplicação do princípio da consunção, de sorte que o crime mais grave, o homicídio tentado, absorve o delito menos grave, o porte de arma, que funciona como crime-meio.
(D) Gustavo não poderá ser responsabilizado penalmente, pois desistiu voluntariamente do crime antes de sua consumação. O porte de arma de fogo de uso permitido, por sua vez, é crime de menor potencial ofensivo, passível de transação penal.

Essa pergunta também está no material:

6 Simulado OAB - 1 Fase do E XXXII
115 pág.

Introdução ao Direito I Faculdade de PinhaisFaculdade de Pinhais

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Como advogado(a), você deverá explicar que a alternativa correta é a letra (A) - a Polícia agiu corretamente ao prender Gustavo, que deverá responder por tentativa de homicídio qualificado pela motivação fútil (ciúmes) e pelo recurso que dificultou a defesa da vítima (esconderijo), além do crime de porte de arma de fogo de uso permitido.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais