Logo Passei Direto
Buscar
Um elemento de união de aço A-36 é utilizado em uma máquina de estampagem, este elemento tem seção quadrada de 12,25 mm e 375 mm de comprimento e é preso por pinos em ambas extremidades. Como a máquina de estampagem tem cargas ajustáveis, deseja-se determinar qual será a máxima carga que este elemento pode suportar. Assinale a alternativa que apresenta qual a carga F este elemento pode suportar, caso consideremos um coeficiente de segurança de 2 (FS=2).


a. Menor que 13 kN.
b. Entre 16 kN e 18 kN.
c. Entre 18 kN e 20 kN.
d. Entre 20 kN e 22 kN.
e. Maior que 22 kN.
User badge image
Desafios para Aprender

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para determinar a carga máxima que o elemento de união de aço A-36 pode suportar, precisamos calcular a resistência do material e aplicar o coeficiente de segurança. 1. Cálculo da área da seção transversal: A seção é quadrada com lado de 12,25 mm. \[ A = lado^2 = (12,25 \, \text{mm})^2 = 150,0625 \, \text{mm}^2 \] 2. Cálculo da tensão admissível: O aço A-36 tem uma tensão de escoamento (σ_y) típica de aproximadamente 250 MPa (megapascals). Para encontrar a tensão admissível (σ_adm), dividimos a tensão de escoamento pelo coeficiente de segurança (FS = 2): \[ \sigma_{adm} = \frac{\sigma_y}{FS} = \frac{250 \, \text{MPa}}{2} = 125 \, \text{MPa} \] 3. Cálculo da carga máxima: A carga máxima (F) que o elemento pode suportar é dada pela fórmula: \[ F = \sigma_{adm} \times A \] Convertendo a área para metros quadrados (1 mm² = 1 x 10^-6 m²): \[ A = 150,0625 \, \text{mm}^2 = 150,0625 \times 10^{-6} \, \text{m}^2 \] Agora, substituindo os valores: \[ F = 125 \times 10^6 \, \text{Pa} \times 150,0625 \times 10^{-6} \, \text{m}^2 = 18,75 \, \text{kN} \] 4. Análise das alternativas: A carga máxima que o elemento pode suportar é de 18,75 kN, que se encaixa na alternativa: c) Entre 18 kN e 20 kN. Portanto, a resposta correta é: c) Entre 18 kN e 20 kN.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

Para determinar a carga máxima que o elemento de união de aço A-36 pode suportar, precisamos considerar o coeficiente de segurança (FS=2). Primeiro, vamos calcular a área da seção quadrada do elemento: Área = lado^2 = (12,25 mm)^2 = 150,0625 mm^2 Em seguida, vamos converter a área para metros quadrados: Área = 150,0625 mm^2 = 150,0625 * 10^-6 m^2 = 0,0001500625 m^2 Agora, podemos determinar a carga máxima que o elemento pode suportar: Carga máxima = Área * tensão de escoamento * coeficiente de segurança Como não foi fornecida a tensão de escoamento do aço A-36, não é possível calcular a carga máxima. Portanto, não é possível determinar qual alternativa é correta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As vigas de aço encontradas comercialmente são confeccionadas em sua maioria através de processos de laminação a quente, sendo suas propriedades, dimensões e características tabeladas no manual do AISC (American Institute of Steel Construction). É extremamente importante para um engenheiro conhecer a correta nomenclatura de uma viga e seu significado. Assinale a alternativa que apresenta a correta descrição do perfil ilustrado abaixo.


a. W310x165x39
b. C310x165x39
c. W310x39
d. W310x165
e. C310x39

Na engenharia quando estamos tratando de eixos/vigas estruturas de modo geral onde o número de reações desconhecidas é superior ao número de equações de equilíbrio, falamos que este elemento é estaticamente indeterminado. Um exemplo simples de uma viga estaticamente indeterminada é uma viga engastada em suas duas extremidades e sujeita a uma carga distribuída. Analise as afirmativas e assinale V para a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) e F para a(s) afirmativa(s) falsas(s) I. ( ) As reações adicionais necessárias para manter um elemento em equilíbrio estável denomina-se reações redundantes. II. ( ) O Grau de indeterminação equivale ao número de reações redundantes em uma viga. III. ( ) Existem apenas dois métodos que podem ser utilizados para determinar as reações redundantes. IV. ( ) É possível determinar as reações redundantes através do método da superposição e do método dos momentos de área.


a. V, V, F, F
b. V, F, V, F
c. F, F, V, V
d. V, V, F, V
e. F, V, F, V

Eixos são elementos mecânicos muito utilizados em diversos equipamentos com a função de transmitir torque. Eixos podem apresentar polias no lugar de engrenagens sendo que estas polias podem ser tencionadas em diferentes direções, causando esforços nos apoios em mais de uma dimensão. A respeito do projeto de eixos observe as seguintes afirmacoes: I. Faz-se necessário desenhar diagramas de momento fletor em dois planos perpendiculares. II. Faz-se necessário desenhar o diagrama de torque do eixo. III. O projeto de um eixo baseia-se em uma tensão de cisalhamento máxima. IV. A resolução para eixos com polias e com engrenagens apresenta métodos distintos. É correto o que se afirma em:


a) II e III apenas
b) I, III e IV apenas
c) I, II e IV apenas
d) I, II e III apenas
e) II e IV apenas

Uma marquise é suportada por 3 vigas de aço de seção quadrada que recebem o mesmo carregamento, as vigas A e B estão engastadas no chão enquanto a viga C é suportada por pinos. Na extremidade superior temos que: a viga A é engastada; as vigas B e C estão acopladas por pinos. Deseja-se saber qual das vigas é mais suscetível a flambagem. Assinale a alternativa que apresenta a(s) viga(s) mais suscetível(is) a flambagem.


a) Viga A
b) Vigas B e C
c) Viga C
d) Vigas A e B
e) Viga B

null


a. 17,05 mm
b. 37,09 mm
c. 17,71 mm
d. 35,41 mm
e. 34,09 mm

Mais conteúdos dessa disciplina