Buscar

Leia o trecho a seguir: “Uma lesão subletal à célula, por tempo prolongado, pode levar a várias alterações celulares [...]. As alterações adaptativ...

Leia o trecho a seguir:

“Uma lesão subletal à célula, por tempo prolongado, pode levar a várias alterações celulares [...]. As alterações adaptativas em resposta ao estresse ou lesão celular podem levar ao aumento no tamanho de tecidos e órgãos, à diminuição do tamanho tecidual e celular ou à alteração para um tipo de célula diferente.” 

Fonte: MYERS, R. K.; MCGAVIN, M. D.; ZACHARY, J. F. Adaptações, lesões e morte celular: bases morfológicas, bioquímicas e genéticas. In: MCGAVIN, M. D.; ZACHARY, J. F. Bases da patologia em Veterinária. 5. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2013, p. 1324. (Adaptado).

Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre lesões celulares reversíveis, irreversíveis e adaptação, analise as alterações a seguir e associe-as com suas respectivas características.

1) Hiperplasia.

2) Atrofia.

3) Hipertrofia.

4) Metaplasia.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no trecho fornecido, podemos associar as alterações celulares da seguinte forma: 1) Hiperplasia: Aumento no número de células em um tecido ou órgão, resultando em um aumento no tamanho do mesmo. 2) Atrofia: Diminuição no tamanho de um tecido ou órgão devido à redução no tamanho das células. 3) Hipertrofia: Aumento no tamanho das células de um tecido ou órgão, resultando em um aumento no tamanho do mesmo. 4) Metaplasia: Transformação de um tipo de célula em outro tipo de célula, geralmente como uma resposta adaptativa a um estresse ou lesão. Essas são as características associadas às alterações celulares mencionadas no trecho.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais