Buscar

Explique o que são lesões reversíveis e irreversíveis induzidas por hipóxia. Lesões reversíveis induzidas por hipóxia são alterações celulares que...

Explique o que são lesões reversíveis e irreversíveis induzidas por hipóxia.

Lesões reversíveis induzidas por hipóxia são alterações celulares que são reversíveis e chamadas genericamente de degenerações. Se a hipóxia desaparece, a célula recompõe a atividade metabólica, reajusta o equilíbrio hidroeletrolítico e volta ao normal.
Lesões irreversíveis induzidas por hipóxia ocorrem quando a hipóxia persiste e as alterações eletrolíticas e na síntese de proteínas e lipídeos passam a agredir as membranas citoplasmática e de organelas, tornando-se irreversíveis e levando a célula à morte por necrose.

Essa pergunta também está no material:

AV1 - PATOLOGIA (26_04_2021)
3 pág.

Patologia I Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Lesões reversíveis induzidas por hipóxia são alterações celulares que ocorrem quando há uma diminuição na oferta de oxigênio para as células, mas que ainda não causaram danos irreversíveis. Essas alterações são chamadas de degenerações e podem ser revertidas se a hipóxia for corrigida. As células afetadas ainda são capazes de manter a integridade da membrana plasmática e das organelas, além de manter a atividade metabólica. Já as lesões irreversíveis induzidas por hipóxia ocorrem quando a hipóxia persiste e as alterações eletrolíticas e na síntese de proteínas e lipídeos passam a agredir as membranas citoplasmática e de organelas, tornando-se irreversíveis e levando a célula à morte por necrose. Nesse caso, as células afetadas não conseguem manter a integridade da membrana plasmática e das organelas, além de não serem capazes de manter a atividade metabólica.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais