Buscar

Faz parte dos deveres de nossa sociedade promover a inclusão da pessoa com deficiência em todos os cenários sociais. Infelizmente ainda existe gran...

Faz parte dos deveres de nossa sociedade promover a inclusão da pessoa com deficiência em todos os cenários sociais. Infelizmente ainda existe grande déficit de profissionais qualificados, poucos debates e diálogos, baixa visibilidade e ausência de escuta. Inclusão não é apenas inserir uma pessoa em um ambiente, é preciso que haja interação real. Pensando nisso, analise as situações abaixo:


I - Marta é estudante de psicologia, ela foi designada em seu estágio a ser acompanhante de uma criança com deficiência visual na sala de aula. Durante a aula Marta desenvolve outras atividades individuais com a criança, pensando em não deixa-la 'atrapalhar' a aula.
II - Luís Alberto utiliza cadeira de rodas e saiu para um passeio na cidade de São Paulo. Ao chegar no ponto de ônibus alguns rapazes suspendem sua cadeira para ele adentrar o veículo.
III - Paulo é deficiente visual e utiliza as marcações de chão, os botões do elevador em alto relevo, a descrição visual de seus amigos e os textos em braile enquanto está em sua faculdade.
IV - Simone possuí deficiência auditiva e foi assistir a palestra de uma autora de livros de ficção a qual ela é fã. Durante a palestra uma intérprete de sinais ficou posicionada em local de grande visibilidade, traduzindo a fala da autora.

Essa pergunta também está no material:

SIMULADO 01
9 pág.

Psicologia da Pessoa com Necessidades Especiais Faculdade de Tecnologia e Ciências de SalvadorFaculdade de Tecnologia e Ciências de Salvador

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Analisando as situações apresentadas: I - Marta está agindo de forma inadequada ao desenvolver outras atividades individuais com a criança com deficiência visual durante a aula. A inclusão real envolve a interação e participação plena da pessoa com deficiência em todas as atividades, sem segregação ou tratamento diferenciado. II - Os rapazes que ajudaram Luís Alberto a entrar no ônibus estão agindo de forma inclusiva, demonstrando solidariedade e facilitando a acessibilidade para a pessoa com deficiência. III - Paulo está utilizando recursos de acessibilidade, como marcações de chão, botões em alto relevo e textos em braile, para se locomover e se orientar na faculdade. Essas medidas contribuem para a inclusão e autonomia do estudante com deficiência visual. IV - A presença de uma intérprete de sinais durante a palestra da autora de livros de ficção é uma ação inclusiva, pois permite que Simone, que possui deficiência auditiva, tenha acesso à informação e participe plenamente do evento. Portanto, as situações II e IV são exemplos de inclusão, enquanto a situação I não é inclusiva e a situação III mostra ações de acessibilidade que contribuem para a inclusão.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais