Buscar

Em seu art. 24, a EC nº 103/2019 demonstra um especial interesse do legislador com as hipóteses de acumulação de pensões por morte em favor de cônj...

Em seu art. 24, a EC nº 103/2019 demonstra um especial interesse do legislador com as hipóteses de acumulação de pensões por morte em favor de cônjuges e companheiro com outros benefícios previdenciários. A reforma mantém diversas possibilidades de acumulação de benefícios, mas em alguns casos será necessário aplicar frações de redução sobre o benefício de menor de valor.  

Na questão, considere que todos os benefícios foram concedidos posteriormente a 13/11/2019 (data da entrada em vigor da reforma).  

Partindo do texto do art. 24, caput e §1º, da EC nº 103/2019, assinale a alternativa que apresenta uma hipótese de acumulação em que não será necessário aplicar as frações de redução previstas no parágrafo segundo do referido artigo.  

Escolha uma opção:

a. Dois benefícios de pensão deixados por companheiro junto ao RPPS dos servidores civis da União, sendo ambos decorrentes de cargos de Professor. 

b. Pensão por morte deixada por cônjuge junto ao RPPS dos servidores civis da União, com aposentadoria concedida no âmbito do RGPS. 

c. Pensão decorrente de atividade militar, com aposentadoria concedida no âmbito do RPPS dos servidores civis da União.  

d. Pensão por morte deixada por cônjuge junto ao RPPS dos servidores civis da União, com proventos de inatividade decorrentes de atividade militar.  

e. Nenhuma das alternativas anteriores.  

💡 1 Resposta

User badge image

Jéssica Gonzaga

A resposta correta é: Dois benefícios de pensão deixados por companheiro junto ao RPPS dos servidores civis da União, sendo ambos decorrentes de cargos de Professor


alternativa (A) apresenta hipótese de acumulação prevista no caput do art. 24, hipóteses essas em que a EC nº 103/2019 permite a acumulação integral dos benefícios. Para que seja possível a acumulação de mais de uma pensão deixada por cônjuge ou companheiro, é preciso que ambos os benefícios tenham o mesmo instituidor e que sejam decorrentes das atividades acumuláveis previstas no art. 37, XVI, da CF88. A hipótese apresentada atende aos requisitos.  


0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais