Buscar

Religião, Gênero e Sexualidade Leia o texto:  Ao estudar o processo civilizatório, tanto em Norbert Elias, quanto para Michael Foucault, constat...

 Religião, Gênero e Sexualidade

Leia o texto: 



Ao estudar o processo civilizatório, tanto em Norbert Elias, quanto para Michael Foucault, constata-se que ser civilizado é reprimir instintos naturais. 



Fonte: Texto elaborado pelo autor da questão.



Considerando o texto e os conteúdos do livro-base Religião, gênero e sexualidade: fundamentos para o debate atual sobre a sexualidade e o desenvolvimento da racionalidade ocidental, assinale a alternativa correta.

AA naturalização do sexo é resultado do processo evolutivo.BO homem ocidental é livre para desenvolver o prazer em potência.CO homem desenvolvido é o homem emancipado, livre.DOs desejos e paixões são vistos como fenômenos que devem ser controlados.

EA racionalização da vida potencializa a centralidade dos sentimentos.


💡 1 Resposta

User badge image

carlos alves

Religião, Gênero e Sexualidade

Leia o fragmento de texto: 



Liberdade. Se é possível apontar uma ideia que serve como fio que conduz, Bauman a escrever acerca daquilo que podemos considerar como inquietações/incômodos da vida contemporânea, talvez esta ideia seja  a de liberdade. [...] a própria ideia de liberdade [...] se tornou uma constante e indispensável exigência contemporânea – alimenta as inquietações modernas, diferentemente das inquietações de outrora, que nasciam do demasiado desejo”.

Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: COUTINHO, K. DIAS, O. O mal-estar da pós-modernidade. Revista Brasileira de Educação [online]. 2001, n. 18, p. 138-140. https://doi.org/10.1590/S1413-24782001000300016. Acesso em 18 abr. 2022.

Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Religião, gênero e sexualidade: fundamentos para o debate atual sobre a relação entre o conceito de niilismo e as características da pós-modernidade, analise as afirmativas a seguir e marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.


I. ( ) O niilismo e a pós-modernidade representam a modernidade sólida, caracterizada por verdades totalizantes e o conforto de padrões sólidos.

II. ( ) O homem contemporâneo é o que tem que determinar-se a si mesmo nas manifestações de suas potencialidades de fé, gênero e sexualidade.

III. (    ) À pós-modernidade, Bauman atribui a incerteza, insegurança, volatilidade, que dilui toda solidez pelo consumo, do gozo e da artificialidade


 



Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:

AV – F – VBF – F – VCF – V – V

DV – V – FEF – V – F

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais