Buscar

Tensões Normais e Tensões Tangenciais As tensões normais são as provocadas por esforços normais à seção do elemento, a seção resistente. Sua simbo...

Tensões Normais e Tensões Tangenciais

As tensões normais são as provocadas por esforços normais à seção do elemento, a seção resistente. Sua simbologia utiliza a letra grega s (sigma).

As tensões tangenciais são as provocadas por esforços que são tangentes à superfície resistente, ou seja, a seção transversal do elemento. Elas são indicadas pela letra grega t (tau).

A título de comparação estão apresentadas as tensões máximas normais tangenciais de tres materiais: o aço estrutural, a madeira e o concreto:

No dimensionamento dos elementos estruturais, de uma forma bastante genérica, as tensões normais são as mais preocupantes na maioria das vezes, embora haja vários casos onde o dimensionamento seja definido pelas tensões tangenciais. Por esse motivo daremos mais destaque às verificações das tensões normais, não obstante sempre haja necessidade da verificação de todas as tensões aplicadas em todos os elementos da estrutura para o seu dimensionamento.

As unidades

Como Tensão é dada pela divisão de uma força por uma área, as unidades das tensões são dadas pela divisão de força sobre área.

Ou seja:

Unidades de força mais usuais: kgf, tf, N, kN

Unidades de área mais usuais: cm², m²

Assim, tanto as tensõe


Essa pergunta também está no material:

RESIST DOS MATERIAIS ESTABILIDADE 4 SEMESTRE (ED)
55 pág.

Resistência dos Materiais I Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Parece que sua pergunta está incompleta. Por favor, forneça mais informações ou faça uma pergunta específica para que eu possa ajudá-lo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais