Buscar

O direito à sucessão pode ser objeto de renúncia através da consideração do herdeiro sobre a conveniência ou não de receber esses direitos e devere...

O direito à sucessão pode ser objeto de renúncia através da consideração do herdeiro sobre a conveniência ou não de receber esses direitos e deveres decorrentes da posição assumida no lugar do de cujus. Essa decisão, no entanto, implica a redistribuição do quinhão hereditário do desistente e tem outras consequências jurídicas. A partir dessas informações, analise o caso.

Carlos é filho de João e irmão de José. João vem a falecer em acidente de automóvel, deixando toda a sua herança aos filhos, uma vez que era viúvo de sua companheira e mãe deles. Ocorre que, ao tempo da morte de João, ele estava por receber herança de Natalício, seu pai, a título universal, pois o mesmo não tinha outros herdeiros. Em relação à herança de João, Carlos renunciou em favor de José, pois este encontrava-se em situação financeira precária, resolvendo a situação a herança de seu pai.

Em relação à herança de seu avô, Carlos procura você, advogado, para responder as seguintes dúvidas:

1. É possível que Carlos receba a herança de seu avô?

2. Qual o instituto jurídico aplicável à sucessão de Carlos e José em relação a Natalício?

3. Caso Natalício deixasse um filho sobrevivente fora do casamento com a avó de Carlos e João e esse filho viesse a concorrer com eles a sua sucessão, qual o quinhão hereditário cabível a Carlos e João?


Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Com base nas informações fornecidas, vamos analisar as perguntas: 1. É possível que Carlos receba a herança de seu avô? - Sim, é possível que Carlos receba a herança de seu avô, Natalício, uma vez que ele é filho de João, que era filho de Natalício. Como Natalício não tinha outros herdeiros, Carlos tem direito à herança de seu avô. 2. Qual o instituto jurídico aplicável à sucessão de Carlos e José em relação a Natalício? - O instituto jurídico aplicável à sucessão de Carlos e José em relação a Natalício é a sucessão legítima, uma vez que não há disposição de última vontade (testamento) por parte de Natalício. 3. Caso Natalício deixasse um filho sobrevivente fora do casamento com a avó de Carlos e João e esse filho viesse a concorrer com eles a sua sucessão, qual o quinhão hereditário cabível a Carlos e João? - Caso Natalício deixasse um filho sobrevivente fora do casamento com a avó de Carlos e João e esse filho viesse a concorrer com eles na sucessão, o quinhão hereditário cabível a Carlos e João seria a metade da herança cada um, uma vez que eles são filhos de João, que é filho de Natalício. O filho sobrevivente fora do casamento teria direito à outra metade da herança.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina