Buscar

Durante muitos anos, a base do tratamento psiquiátrico no Brasil e em outros países ocidentais foi centrada na internação em manicômios por tempo i...

Durante muitos anos, a base do tratamento psiquiátrico no Brasil e em outros países ocidentais foi centrada na internação em manicômios por tempo indeterminado. Sendo considerado espaço de cura pela “razão” e de julgamento social, o modelo manicomial baseou-se filosoficamente no alienismo.

 

MACHADO, Richardson Miranda et al. História da saúde mental de Divinópolis-MG. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 3, n. 2, 2013.


Acerca da história da saúde mental, assinale a alternativa correta:


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante muitos anos, a base do tratamento psiquiátrico no Brasil e em outros países ocidentais foi centrada na internação em manicômios por tempo indeterminado. Sendo considerado espaço de cura pela “razão” e de julgamento social, o modelo manicomial baseou-se filosoficamente no alienismo. Acerca da história da saúde mental, é importante destacar que esse modelo de tratamento foi amplamente criticado e substituído por abordagens mais humanizadas e inclusivas. Atualmente, busca-se promover a desinstitucionalização e a reinserção social das pessoas com transtornos mentais, valorizando a autonomia, a dignidade e os direitos humanos. Portanto, a alternativa correta é aquela que destaca a crítica ao modelo manicomial e a busca por uma abordagem mais humanizada na saúde mental.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais