Buscar

Ao medir a quantidade de sais minerais presentes na água, medimos um parâmetro chamado Sólidos Totais Dissolvidos (TDS - Total Dissolved Solids). A...

Ao medir a quantidade de sais minerais presentes na água, medimos um parâmetro chamado Sólidos Totais Dissolvidos (TDS - Total Dissolved Solids). Alguns desses sais, como o cálcio (Ca) e o magnésio (Mg), por sua etiologia, compõem o chamado teor de Dureza da água. Em outras palavras, água dura é aquela com alta concentração de sais de cálcio e magnésio, que causam uma série de inconvenientes. Dentre os inconvenientes causados pelo alto teor de dureza, pode-se destacar manchas em roupas, obstrução de encanamentos, corrosão de componentes elétricos e ressecamento da pele. A respeito da dureza da água e sua determinação, assinale a alternativa CORRETA:


A A determinação da dureza da água é normalmente realizada por uma titulação da amostra com nitrato de prata, após tamponamento da amostra em pH igual a 10,0.
B A análise da dureza da água pode ser realizada através da titulação ácido-base.
C Inicialmente, a dureza da água foi definida como a capacidade de os cátions presentes na amostra de água conseguirem deslocar os íons sódio ou potássio em sabões e formar produtos pouco solúveis.
D A determinação da dureza da água não é essencial, uma vez que não fornece informações relevantes sobre a qualidade da água para uso doméstico ou industrial.

Essa pergunta também está no material:

Gabarito Avaliação II - Química Analítica Quantitativa - Uniasselvi1
6 pág.

Química Analítica Quantitativa Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: Inicialmente, a dureza da água foi definida como a capacidade de os cátions presentes na amostra de água conseguirem deslocar os íons sódio ou potássio em sabões e formar produtos pouco solúveis. A determinação da dureza da água é importante para avaliar a qualidade da água para uso doméstico ou industrial, pois altos níveis de dureza podem causar problemas como manchas em roupas, obstrução de encanamentos, corrosão de componentes elétricos e ressecamento da pele.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais