Logo Passei Direto
Buscar
As especificidades presentes no período de transição da Idade Média para a Modernidade propiciam muitas transformações, inclusive, nos âmbitos cultural e pedagógico, o que irá impactar diretamente na forma de pensar os processos educativos. Suas consequências poderão ser observadas no século seguinte, momento que os estudiosos da área aceitam como o surgimento da Didática. Sobre esse período específico, assinale a alternativa correta. a. O quarto princípio do Renascimento é o reconhecimento de que o homem é um ser divino que não pertence à natureza terrena. b. O terceiro princípio do Renascimento refere-se ao reconhecimento da cultura medieval como um fim para a verdadeira formação humana. c. O primeiro princípio do Renascimento refere-se ao dualismo do homem, formado de alma e corpo dicotomicamente. d. O segundo princípio do Renascimento é a consciência de autonomia do homem com relação ao passado. e. O momento de transição entre a Idade Média e a Modernidade é conhecido pelo movimento Renascentista que é marcado pelo interesse dos homens pelas coisas humanas. Há o interesse pelo estudo dos fenômenos.
User badge image
Erli Cazé

há 2 anos

User badge image
Erli Cazé

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação ao período de transição da Idade Média para a Modernidade e os princípios do Renascimento: a) O quarto princípio do Renascimento é o reconhecimento de que o homem é um ser divino que não pertence à natureza terrena. - Essa afirmação não reflete corretamente o pensamento renascentista, que enfatiza a humanidade e a natureza. b) O terceiro princípio do Renascimento refere-se ao reconhecimento da cultura medieval como um fim para a verdadeira formação humana. - O Renascimento, na verdade, critica a cultura medieval e busca novas formas de conhecimento. c) O primeiro princípio do Renascimento refere-se ao dualismo do homem, formado de alma e corpo dicotomicamente. - Embora o dualismo tenha sido discutido, não é um princípio central do Renascimento. d) O segundo princípio do Renascimento é a consciência de autonomia do homem com relação ao passado. - Essa alternativa está mais alinhada com o espírito do Renascimento, que buscava a autonomia e a valorização do ser humano em relação ao passado medieval. e) O momento de transição entre a Idade Média e a Modernidade é conhecido pelo movimento Renascentista que é marcado pelo interesse dos homens pelas coisas humanas. Há o interesse pelo estudo dos fenômenos. - Esta afirmação é verdadeira e reflete bem o espírito do Renascimento, que enfatizava o humanismo e a observação da natureza. Após essa análise, a alternativa correta é: e) O momento de transição entre a Idade Média e a Modernidade é conhecido pelo movimento Renascentista que é marcado pelo interesse dos homens pelas coisas humanas. Há o interesse pelo estudo dos fenômenos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra D) O segundo princípio do Renascimento é a consciência de autonomia do homem com relação ao passado.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A Didática é relativamente nova, o seu surgimento deu-se no século XVII com Jan Amos Comenius (1592-1670), também conhecido apenas por Comênio, que é a forma aportuguesada da grafia latina de seu sobrenome. Mas, antes desse período já existiam preocupações com o ensino e a aprendizagem. De acordo com Piletti, “O ensino e a aprendizagem são tão antigos quanto a própria humanidade.” (PILETTI, 2004, p. 25). Sobre as preocupações com o ensino e a aprendizagem antes do surgimento da didática, analise as assertivas. I - Nas sociedades tribais os jovens passavam por rituais que permitiam o acesso às atividades da vida adulta, o que caracteriza uma ação pedagógica. Mas não está presente o didático, ou seja, uma forma estruturada de ensino. II - Na Antiguidade Grega Clássica destacam-se três pensadores que se dedicaram a pensar sobre se o conhecimento poderia ser adquirido ou não. São eles: Sócrates, Platão e Aristóteles. III - Sócrates dialogava com seus interlocutores por meio de questionamentos que os levavam a admitirem a ignorância diante da questão debatida e posteriormente refletir, descobrir e formular, ou reformular, suas respostas. IV - Para Platão o conhecimento não é algo que se adquire de fora para dentro, mas é resultado do despertar interno alcançado pelo esforço de superar as dificuldades causadas pelos sentidos. V - Por meio da teoria do ato e da potência, Aristóteles explica o devir, o movimento, que aplicado à educação possibilita a compreensão de que o devir humano está no alcance da plenitude do ser. A plenitude do ser está no desenvolvimento das faculdades físicas, morais e intelectuais. a. I, II, III, IV e V estão corretas. b. I, II e V estão corretas. c. II, III e IV estão corretas. d. I, III e V estão corretas. e. I, II, III e IV estão corretas.

De acordo com Libânio o termo Didática só pode ser usado a partir do século XVII, quando se percebe a intervenção no ensino de crianças e jovens de forma intencional, deliberada, planejada, ou seja, uma atividade sistematizada de ensino. Isso ocorre com a publicação da obra Didacta Magna de autoria do pastor protestante João Amós Comênio. Comênio viveu em uma sociedade de grandes transformações impulsionadas, principalmente, pelo capitalismo emergente e os posicionamentos que se opunham ao conservadorismo da nobreza e do clero. Com relação aos princípios da Didática Magna analise as afirmações. I. Todos os homens merecem a sabedoria, a moralidade e a religião, porque todos, ao realizarem sua própria natureza, realizam os desígnios de Deus. Portanto, a educação é um direito natural de todos. II. Por ser parte da natureza, o homem deve ser educado de acordo com o seu desenvolvimento natural, isto é, de acordo com as características de idade e capacidade para o conhecimento. III. Os conhecimentos devem ser adquiridos a partir da observação das coisas e dos fenômenos, utilizando e desenvolvendo sistematicamente os órgãos dos sentidos. IV. O planejamento de ensino deve obedecer ao curso da natureza infantil; por isso as coisas devem ser ensinadas uma de cada vez. Não se deve ensinar nada que a criança não possa compreender. a. As alternativas I, II, III e IV estão incorretas. b. I, II e III estão corretas. c. I e IV estão corretas. d. As alternativas I, II, III e IV estão corretas. e. II, III e IV estão corretas.

As abordagens de ensino estão vinculadas às práticas pedagógicas, o que expressa a intrínseca relação entre teoria e prática. Vários autores publicaram obras que exprimem seus pensamentos e fundamentam o desenvolvimento de determinadas práticas pedagógicas em Educação Física. Considerando as publicações sobre essa temática em conformidade com seus respectivos autores, assinale a alternativa correta. a. Abordagem Desenvolvimentista – Go Tani; Construtivista-Interacionista – João Batista Freire; Sistêmica - Mauro Betti; Crítico-Emancipatória - Elenor Kunz; Abordagem Cultural – Daólio; Jogos Cooperativos – Brotto. b. Abordagem Desenvolvimentista- Elenor Kunz; Construtivista-Interacionista – João Batista Freire; Sistêmica - Mauro Betti; Crítico-Emancipatória - Go Tani; Abordagem Cultural – Daólio; Jogos Cooperativos – Brotto. c. Abordagem Desenvolvimentista – Go Tani; Construtivista-Interacionista - Mauro Betti; Sistêmica - João Batista Freire; Crítico-Emancipatória - Elenor Kunz; Abordagem Cultural – Daólio; Jogos Cooperativos – Brotto. d. Abordagem Desenvolvimentista – Go Tani; Construtivista-Interacionista – João Batista Freire; Sistêmica-Daólio; Crítico-Emancipatória - Elenor Kunz; Abordagem Cultural – Mauro Betti; Jogos Cooperativos – Brotto. e. Abordagem Desenvolvimentista – Brotto; Construtivista-Interacionista – João Batista Freire; Sistêmica - Mauro Betti; Crítico-Emancipatória - Elenor Kunz; Abordagem Cultural – Daólio; Jogos Cooperativos – Go Tani.

Campos (2016) menciona que foi a partir de 1980 que começaram a desenvolver os estudos sobre as tendências e abordagens da Educação Física. Nesse campo, o livro Educação Física Progressista: a pedagogia crítico-social dos conteúdos e a Educação Física Brasileira escrito por Paulo Ghiraldelli Junior constitui como uma referência.
Com relação às tendências abordadas por Ghiraldelli Junior, analise as assertivas.
I – A tendência Higienista tem a saúde em sua centralidade. As práticas da Educação Física devem proporcionar a aquisição de hábitos que promovam a saúde e uma moral comprometida com a coletividade, isso por meio da disciplina corporal.
II - A tendência Militarista se preocupava com a saúde individual e coletiva, mas seu principal objetivo era formar uma juventude combatente e disposta a defender a Pátria. O método adotado para esse fim foi o denominado Método Francês, o qual foi implantado nas escolas brasileiras a partir de 1931.
III - A tendência Pedagogicista entende a Educação Física como uma prática eminentemente educativa capaz de promover a educação integral. Suas práticas educativas são consideradas como instrumentos formativos e, por isso, a Educação Física deveria promover a conscientização política para a superação do adestramento corporal.
IV - Na tendência Competitivista o atleta é o modelo formativo a ser seguido, aquele que busca a superação individual como meta. A Educação Física, que passa a ser compreendida como desporto, deve ser massificada para que talentos olímpicos sejam encontrados. Estudos provenientes de várias áreas como psicologia, filosofia e sociologia são intensificados.
V - A Educação Física Popular desenvolve-se às margens das ideologias dominantes. Ela está presente entre as classes trabalhadoras sendo transmitida, predominantemente, pela oralidade, por isso não se encontra uma teorização documentada.
a. I, II e IV estão corretas.
b. II, III e V estão corretas.
c. I, II e III estão corretas.
d. I, II e V estão corretas.
e. III, IV e V estão corretas.

Com a passagem da cultura pagã (toda cultura que não era cristã) para a cristã, muitos costumes foram condenados, todavia a base do pensamento greco-romano foi mantida sofrendo interpretações conforme os preceitos cristãos. Nesse processo de conversão cultural era importante demonstrar que a fé não era contrária à razão, mas que a razão era subordinada à fé. Essa questão estava na centralidade das questões que envolviam o ensino e a aprendizagem na Idade Média.
Com base nessas informações, analise as assertivas.
I - Platão foi muito importante para a consolidação do pensamento medieval e Aristóteles tornou-se uma das fontes mais importantes para consolidação do pensamento renascentista por meio de seu maior divulgador Agostinho de Hipona.
II - O fato de compreender que a razão deveria estar subordinada à fé implica no estabelecimento de um limite à aquisição do conhecimento. A busca por um conhecimento total e verdadeiro seria considerado uma tentativa de o homem se igualar a Deus, o que era condenado na Idade Média.
III - A história do conhecimento medieval está pautada em dois períodos distintos denominados de patrística e escolástica.
IV – Os escritos platônicos são as principais fontes do conhecimento durante a escolástica, superando os escritos aristotélicos e, inclusive, as Sagradas Escrituras.
a. II e III estão corretas.
b. III e IV estão corretas.
c. I e IV estão corretas.
d. I e III estão corretas.
e. ERRADA I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina