Buscar

Gomes et al. (2007) apontam que estudos em diversos países relatam lacunas no conhecimento de diferentes grupos sobre o TDAH. Nesse sentido, cerca ...

Gomes et al. (2007) apontam que estudos em diversos países relatam lacunas no conhecimento de diferentes grupos sobre o TDAH. Nesse sentido, cerca de 53% dos estudantes de pedagogia e 48% dos professores concordaram com a afirmação de que o TDAH pode ser causado por açúcar ou outros aditivos alimentares. Descreva os fatores que comumente são atribuídos pelos estudos científicos à causa do transtorno do déficit de atenção/hiperatividade. FONTE: GOMES, Marcelo et al. Conhecimento sobre o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade no Brasil. J. bras. psiquiatr., Rio de Janeiro, v. 56, n. 2, p. 94- 101, 2007

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com estudos científicos, o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é atribuído a uma combinação de fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais. Alguns dos fatores comumente associados ao TDAH incluem: 1. Genética: Existe uma forte influência genética no desenvolvimento do TDAH. Estudos mostram que crianças com parentes de primeiro grau com TDAH têm maior probabilidade de desenvolver o transtorno. 2. Neurotransmissores: O desequilíbrio de certos neurotransmissores, como dopamina e noradrenalina, tem sido associado ao TDAH. Esses neurotransmissores desempenham um papel importante na regulação da atenção, impulsividade e hiperatividade. 3. Disfunção cerebral: Estudos de neuroimagem mostram diferenças na estrutura e funcionamento do cérebro de pessoas com TDAH. Áreas do cérebro responsáveis pelo controle da atenção, inibição de impulsos e regulação do comportamento podem apresentar alterações. 4. Fatores ambientais: Exposição a substâncias tóxicas durante a gravidez, como álcool, tabaco e certos produtos químicos, pode aumentar o risco de desenvolvimento do TDAH. Além disso, fatores como baixo peso ao nascer, prematuridade e trauma cerebral também podem estar relacionados ao transtorno. É importante ressaltar que a crença de que o TDAH é causado por açúcar ou outros aditivos alimentares não é apoiada por evidências científicas. Essa é uma ideia equivocada que ainda persiste em alguns grupos, como mencionado no estudo de Gomes et al. (2007).

0
Dislike0
User badge image

Aparecido Dias

De acordo com estudos científicos, o transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH) é atribuído a uma combinação de fatores genéticos, neurobiológicos e ambientais. Alguns dos fatores comumente associados ao TDAH incluem:


1. Genética: Existe uma forte influência genética no desenvolvimento do TDAH. Estudos mostram que crianças com parentes de primeiro grau com TDAH têm maior probabilidade de desenvolver o transtorno.


2. Neurotransmissores: O desequilíbrio de certos neurotransmissores, como dopamina e noradrenalina, tem sido associado ao TDAH. Esses neurotransmissores desempenham um papel importante na regulação da atenção, impulsividade e hiperatividade.


3. Disfunção cerebral: Estudos de neuroimagem mostram diferenças na estrutura e funcionamento do cérebro de pessoas com TDAH. Áreas do cérebro responsáveis pelo controle da atenção, inibição de impulsos e regulação do comportamento podem apresentar alterações.


4. Fatores ambientais: Exposição a substâncias tóxicas durante a gravidez, como álcool, tabaco e certos produtos químicos, pode aumentar o risco de desenvolvimento do TDAH. Além disso, fatores como baixo peso ao nascer, prematuridade e trauma cerebral também podem estar relacionados ao transtorno.


É importante ressaltar que a crença de que o TDAH é causado por açúcar ou outros aditivos alimentares não é apoiada por evidências científicas. Essa é uma ideia equivocada que ainda persiste em alguns grupos, como mencionado no estudo de Gomes et al. (2007).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais