Buscar

Dimensão de um Espaço Definição: Dimensão de um espaço vetorial V é o número máximo de vetores que se pode reunir em um conjunto E, formando uma co...

Dimensão de um Espaço

Definição: Dimensão de um espaço vetorial V é o número máximo de vetores que se pode reunir em um conjunto E, formando uma coleção linearmente independente. Se esse máximo não existe, dizemos que V tem dimensão infinita.

Base

Definição: Um conjunto B contido em um espaço vetorial será base desse espaço se todo elemento de V for uma combinação linear dos elementos de B e se B for linearmente independente.

B é uma base de V       B é LI e [B] = V.

Se a base de um espaço vetorial tem k elementos, esse espaço vetorial tem dimensão k.

LOURENÇO, Roberto Carlos. Geometria Analítica e Álgebra Linear. São Paulo: UNISA, 2019. p. 47

 

Determine uma base para o espaço vetorial S e sua dimensão:

S = {(x, y, z) Є R³: x + y – 5 z = 0}

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para determinar uma base para o espaço vetorial S e sua dimensão, precisamos encontrar um conjunto de vetores que sejam linearmente independentes e que gerem todo o espaço S. No caso do espaço S = {(x, y, z) ∈ R³: x + y - 5z = 0}, podemos reescrever a equação como x + y = 5z. Podemos escolher dois vetores que satisfaçam essa equação, por exemplo: v₁ = (1, 0, 5) v₂ = (0, 1, 5) Esses dois vetores são linearmente independentes e geram todo o espaço S. Portanto, eles formam uma base para o espaço S. Como temos dois vetores na base, a dimensão do espaço S é 2. Lembre-se de que existem várias combinações de vetores que podem formar uma base para um espaço vetorial, desde que sejam linearmente independentes e gerem todo o espaço.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais