Buscar

Uma das técnicas mais importantes da volumetria de oxidorredução é a permanganometria, que consiste na titulação de uma amostra com solução padroni...

Uma das técnicas mais importantes da volumetria de oxidorredução é a permanganometria, que consiste na titulação de uma amostra com solução padronizada de permanganato de potássio (KMNO4). Sobre a permanganometria, assinale a alternativa correta.


a. A permanganometria é uma técnica que tem como fundamento a visualização do ponto final da análise através da mudança de cor da solução titulada após a reação ter se completado totalmente, uma vez que as reações com o íon permanganato não atinge equilíbrio químico.
b. A permanganometria pode ser utilizada em meio altamente ácido ou altamente básico, quando se utilizada solução de cromato de potássio como indicador.
c. Por ser fotossensível, o permanganato de potássio não é padrão primário e suas soluções devem ser padronizadas antes da realização das análises químicas.
d. Na permanganometria deve-se utilizar indicadores que apresentam alta solubilidade em meio ácido para que não ocorra a precipitação do mesmo.
e. Na permanganometria deve-se utilizar como solução titulante a solução de permanganato de potássio padronizada e esta solução é utilizada na quantificação do teor de bases fortes em solução.

Essa pergunta também está no material:

Química Analítica, questionário da Unidade II
9 pág.

Química Analítica Farmacêutica Centro de Ensino Superior de Foz do IguaçuCentro de Ensino Superior de Foz do Iguaçu

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A. A permanganometria é uma técnica que tem como fundamento a visualização do ponto final da análise através da mudança de cor da solução titulada após a reação ter se completado totalmente, uma vez que as reações com o íon permanganato não atingem equilíbrio químico.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais